Nada melhor do que conhecer uma cultura a partir da culinária local. E não seria diferente com o Nordeste, região muito conhecida devido às belezas naturais, mas que guarda um verdadeiro tesouro dos aromas e combinações de produtos brasileiros. Pensando nisso, este conteúdo explica quais são as principais comidas típicas da Paraíba.
Adiante, você começa uma viagem gastronômica de dar água na boca, com opções que vão desde a tapioca até o arrumadinho, passando pelo bolo de macaxeira (mandioca) e, claro, o cuscuz nordestino. Leia agora mesmo e descubra mais sobre esse assunto!
Cuscuz nordestino
O cuscuz é um alimento à base de flocos de milho, fibras e cereal, que faz parte da cozinha nordestina e, especialmente, integra as delícias da culinária paraibana. O prato, em geral, é servido com alguma guarnição, como ovo, queijo coalho (produzido nessa região do Brasil com fermentação e coagulação), salsicha e charque (carne seca).
Tapioca
Tapioca, também chamada beiju, é um prato amplamente consumido no Nordeste e, na Paraíba, a receita à base de fécula de mandioca (goma) pode ser servida apenas com manteiga ou recheada com inúmeros insumos, desde charque até ovo, passando por coco, frango e cartola (queijo com banana caramelada).
Arrumadinho
Arrumadinho é outra iguaria imperdível para quem visita à Paraíba. A receita, com feijão-verde, macaxeira frita, farofa, vinagrete, carne e, claro, manteiga de garrafa, leva esse curioso nome devido à apresentação dos ingredientes, servidos lado a lado no prato.
Baião de dois
Para conhecer a fundo a culinária da Paraíba, é preciso degustar esta maravilha chamada baião de dois, um prato que mistura arroz e feijão-verde, dois elementos fundamentais na alimentação do nordestino. A receita leva também queijo coalho e charque. Deu água na boca, né?
Bode guisado
É verdade que guisado é uma técnica muito presente na gastronomia nordestina e consiste na fervura de carne em temperatura lenta adiciona de um caldo de legumes. Mas o prato ganha uma “carinha” paraibana quando é feito com bode, uma iguaria muito consumida no estado.
Bolo de macaxeira
Nada como finalizar o menu paraibano com uma sobremesa, certo? E a nossa primeira dica é o bolo de macaxeira, à base da farinha desse tubérculo consumido amplamente no Brasil e, em especial, na Paraíba. A iguaria é conhecida por levar também macaxeira ralada, formando uma casquinha incrível na parte de cima do doce.
Mungunzá doce
Por fim, este doce tem tudo a ver com a cozinha paraibana, em um preparo que lembra a influência dos povos indígenas e dos colonizadores portugueses. O munguzá doce, então, é servido com uma base de milho (amarelo ou branco) cozido no leite de coco e finalizado com canela em pó. Irresistível, né?
Neste conteúdo, você conheceu quais são as comidas típicas da Paraíba, um estado que tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia. Além disso, a região desponta entre as mais visitadas do Nordeste, devido às belezas naturais do litoral — destaque para as piscinas naturais e as praias de areia branquinha — ao sertão.
Gostou do texto? Se sim, ajude a sua comunidade a conhecer as gostosuras da cozinha paraibana. Compartilhe este post nas suas redes sociais!
Ingredientes:
500 g de camarão seco
200 g de castanha-de-caju torrada
200 g de amendoim torrado
2 pães franceses amanhecidos
1 l de leite de coco
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de chá de azeite de dendê
Coentro, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de Preparo – Em um recipiente, deixe o pão de molho no leite de coco até amolecer. Bata no liquidificador o pão umedecido, o camarão seco, a castanha-de-caju e o amendoim até formar uma pasta. Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione a pasta do liquidificador na panela e mexa constantemente em fogo baixo. Cozinhe até a mistura engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Isso pode levar de 20 a 30 minutos.
Durante o cozimento, ajuste a consistência adicionando mais leite de coco se necessário. O vatapá deve ficar cremoso, mas não muito líquido. Tempere com sal, pimenta-do-reino e coentro a gosto. Continue mexendo para não grudar no fundo da panela e para que os sabores se misturem bem. Assim que atingir a consistência desejada, retire do fogo.
O chef JPB deste sábado (8) ensina a fazer xerém com carne de sol. A receita foi ensinada pela chef Hozanilma Pereira, de Alagoa Nova, no Brejo da Paraíba. A receita pode ficar pronta em cerca de uma hora.
Receita de xerém com carne de sol
Ingredientes
Xerém
- 500g Xerém
- 200g de nata
- 200g de requeijão
- 200 g de creme de leite
- 500 ml de leite
- 1 litro de água
- Sal a gosto
Carne de sol
400g carne de sol
- 3 dente de alho
- 1 cebola
- 3 folhas de louro seco
Modo de preparo
Xerém
Em uma panela adicione o xerém, a água e o sal, misture bem e deixe cozinhar por 30 minutos. Após os 30 minutos acrescente o leite e deixe cozinhar por mais sete minutos.
Carne de sol
Para a carne de sol, coloque em uma panela a carne, o louro, a cebola e o alho, acrescente a água e deixe cozinhar por uma hora.
Se estiver usando uma panela de pressão, Hozanilma recomenda cozinhar por meia hora. Após o cozimento da carne, a desfie em pedaços pequenos.
Depois do preparo dos ingredientes coloque em uma panela o xerém, o creme de leite, o requeijão, a nata e a carne desfiada e deixe cozinhar por dez minutos em fogo baixo.
Por g1 PB
A fava é muito apreciada no Nordeste, mas não parece ser tão consumida no restante do país, embora diversas receitas clássicas brasileiras usem a leguminosa – é o caso desse cozido, de forte teor nutritivo. Por que será, então, que a fava não é tão popular quanto os feijões? Eu acredito que uma das razões pode estar na película mais grossa que envolve o grão e que não deixa a fava absorver tanto o sabor do caldo ou dos condimentos. Vamos conferir essa deliciosa receita.
INGREDIENTES:
- 500 G DE BUCHO BOVINO
- SUCO DE 1 LIMÃO
- 600 G DE CARNE-SECA
- 500 G DE FAVA BRANCA
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE TOUCINHO DEFUMADO
- 2 PAIOS CORTADOS EM RODELAS
- 1 LINGUIÇA CALABRESA DEFUMADA CORTADA EM RODELAS
- 1 CEBOLA PICADA
- 3 DENTES DE ALHO PICADOS
- 4 TOMATES SEM PELE E SEM SEMENTES PICADOS
- 1 COLHER (CHÁ) DE URUCUM MOÍDO
- ½ XÍCARA (CHÁ) DE COENTRO PICADO
- SAL A GOSTO
MODO DE PREPARO:
- Na véspera, lave bem o bucho com água corrente e suco de limão.
- Corte em tirinhas, afervente, troque a água e cozinhe até ficar macio.
- Corte a carne-seca em cubos e deixe de molho por 8 horas, trocando a água pelo menos três vezes.
- No dia seguinte, cozinhe a carne-seca até ficar macia; cozinhe a fava em água com um pouco de sal.
- Refogue o toucinho, o paio e a linguiça.
- Junte a cebola, o alho, o tomate e as carnes.
- Refogue um pouco e acrescente a fava com o caldo de seu cozimento.
- Ferva até cozinhar a linguiça e o paio.
- Adicione o urucum, acerte o tempero e finalize com o coentro.
Populares que passavam pela localidade disseram ter visto o homem caindo no interior do canal. As pessoas ligaram para o Corpo de Bombeiros que, de forma rápida, socorreu e encaminhou a vítima para a unidade hospitalar.
O homem sofreu vários ferimentos com suspeita de fraturas no corpo. Não há informação sobre a causa do acidente.
Fato a Fato
Sabe aquele prato que você faz rapidamente? Eu adoro quando posso usar uma panela só! Então, vamos fingir que já temos arroz prontinho, tá? E hoje, vamos fazer uma carne com brócolis oriental.
Primeiro, deixe a carne cortadinha em cubos e passada no amido de milho, como se fosse um empanamento. É só você colocar um pouquinho de amido e deixar um pouquinho desse amido grudar, o amido vai ajudar depois a formar o molho.
Aqueça uma frigideira bem quente, fogo altíssimo, um fiozinho de óleo e frite a carne, dourando bem dos dois lados, sem mexer, como eu já ensinei mil vezes aqui para vocês. Deixa paradinho de um lado, quando ela tiver bem cozidinha de um lado, vira do outro só para dourar e tire da frigideira.
Na mesma frigideira, sem lavar, aqueça mais um fiozinho de azeite. Acrescente meia cebola em rodelas, deixe ela murchar. Eu uso um pacote daquele de meio quilo de brócolis congelado para três a quatro pessoas, ele é mais fácil para essa preparação.
Então, dá aquele susto na cebola em um pouquinho de óleo e joga esse brócolis, deixa ele dar uma dourada, abaixe o fogo e aí você vai colocar meia xícara de água com meia xícara de molho de soja ou shoyu e uma meia colher de sopa de óleo de gergelim torrado.
Mistura esses três e volta a carne, deixando cozinhar por uns dois ou três minutinhos. É o tempo exato de ferver. Prontinho, só desligar. Se você quiser botar uma castanha ou um gergelim, fica maravilhoso e lembra de servir com arroz, tá? Que nesse caso já estou considerando que temos pronto.
O Chef JPB deste sábado (9) ensina como fazer sobrecoxas natalinas, uma farofa de arroz e uma sobremesa de banoffe. O trio de receitas podem ser servidos no Natal e foram ensinadas pela chef Silvana Mozzini.
Confira, abaixo, o passo a passo:
Sobrecoxas natalinas
Ingredientes
- 6 coxas e sobrecoxas
- 6 fatias de presunto
- 6 fatias de mussarela
- 6 ramos de alecrim
- 1 laranja (suco e raspas)
- 1 colher de chá de páprica picante
- ½ cebola ralada
- 1 colher de sopa de sal
- Cheiro verde à gosto
Modo de preparo
Retire o osso da sobrecoxa. Faça uma marinada de laranja, páprica, sal, alecrim e cebola ralada.
Por baixo da pele da sobrecoxa, coloque o presunto, mussarela e alecrim. Feche com barbante ou palito.
Coloque na marinada por cerca de 3 horas. Retire e coloque para assar com papel alumínio por 1h30. Retire o alumínio para finalizar e dourar.
Com o caldo do assado do frango, coe e faça o caldo para acompanhar.
Farofa de arroz
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/s/kBEj4LQFeProFUpm6vfw/farofa-arroz.jpg?w=940&ssl=1)
Aprenda a fazer receita de farofa de arroz no Chef JPB — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Ingredientes
- 600g de arroz cozido
- 1 calabresa em cubos
- 200g bacon em cubos
- 50g uvas passas
- 1 cebola
- Tempero verde
- Azeite
Modo de preparo
Refogue a cebola, o bacon e a calabresa. Adicione o arroz e as uvas-passas. Sele o arroz. Finalize com tempero verde.
Banoffe
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/S/c/P8VFEmQwOWiUYhsBAgQg/banoffee.jpg?w=940&ssl=1)
Aprenda a fazer receita de banoffee no Chef JPB — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Ingredientes
- 6 bananas
- 100g de bolacha maizena
- 100g de manteiga
- 200g de doce de leite
- Creme de leite
- Raspas de limão
- Canela em pó
Modo de preparo
Triture a bolacha maizena e acrescente a manteiga fazendo uma farofa. Em taças, monte a farofa, a banana, canela, doce de leite e o creme de leite batido com raspas de limão. Faça duas camadas de cada.
Coloque para gelar.
g1pb