Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), o vereador Gerson do Gesso (PL), solicitou à prefeitura de Guarabira, a instalação de uma nova farmácia básica no bairro do Nordeste, uma das áreas mais populosas do município.
A proposta do parlamentar tem como objetivo melhorar o acesso da população local aos medicamentos essenciais, contribuindo para a saúde e bem-estar dos moradores.
Para Gerson, a criação dessa farmácia pode aliviar a sobrecarga das filas nas unidades existentes do Juá e Aparecida. Sugeriu ainda que seja instalada na antiga “Policlínica do bairro do Nordeste”.
O vereador agradeceu pela aprovação do requerimento de nº 344/2025, que será encaminhado ao gabinete da prefeita Léa Toscano.
A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para a reforma e readequação do prédio do abatedouro público municipal. O equipamento foi interditado pela Sudema no final de setembro de 2023 devido a problemas estruturais.
A empresa vencedora do processo licitatório foi a R F Serviços de Construção Civil Ltda., após a desclassificação de nove concorrentes que não apresentaram condições materiais para a execução da obra, orçada em R$ 343.446,76.
Léa Toscano destacou que a reforma do matadouro foi um compromisso de campanha e afirmou que espera a conclusão da obra o mais breve possível.
“Após o processo de licitação, estamos dando a ordem de serviço para reformar esse matadouro, que não tinha condições de funcionamento e, por isso, foi interditado pela Sudema. Essa obra foi um dos compromissos da nossa campanha, e estou muito feliz por este momento. Espero que a reforma seja concluída o mais rápido possível”, declarou a prefeita.
O ato de assinatura contou com a presença da gestora municipal, do responsável pela empresa executora, Dênio Rogério de Carvalho Pereira, do secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, da secretária de Infraestrutura, Suellen Madruga, da deputada estadual Camila Toscano, além de vereadores, auxiliares da gestão e trabalhadores da cadeia produtiva da proteína animal.
O abatedouro já passou por algumas interdições ao longo dos anos devido à falta de estrutura adequada para funcionamento, conforme apontado por órgãos de vigilância sanitária e ambiental. A atual gestão, mesmo antes de assumir, já havia iniciado diálogos com a Sudema, comprometendo-se a adotar as medidas necessárias para sua reabertura.
No dia 7 de janeiro, a prefeita reuniu-se novamente com a Sudema e representantes do Ministério Público Estadual para discutir a implementação das adequações exigidas pela legislação e garantir que o equipamento volte a operar de forma regular, atendendo a todos os requisitos sanitários e ambientais.
A Câmara Municipal de Cuitegi aprovou, por unanimidade, cinco requerimentos de indicação do vereador Raul Meireles durante a sessão desta quarta-feira (26). As solicitações são direcionadas ao prefeito e à Secretaria de Saúde, com o objetivo de reforçar o abastecimento da farmácia básica do município, dando prioridade a medicamentos essenciais para gestantes.
Segundo o vereador, a medida busca garantir mais segurança e assistência às grávidas durante o pré-natal. Meireles agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio na aprovação dos requerimentos e destacou a importância do investimento na saúde materna para o bem-estar da população.
A Câmara Municipal de Cuitegi aprovou, nesta quarta-feira (26), dois requerimentos de autoria do vereador Edson Batista dos Santos, conhecido como Edinho da Saúde. A proposta solicita a realização de consultas oftalmológicas para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
O vereador destacou a importância da iniciativa para o desempenho escolar dos estudantes. “A saúde ocular é fundamental para o aprendizado, e muitos alunos enfrentam dificuldades de visão, o que pode comprometer o rendimento nas aulas”, afirmou Edinho.
Agora, a solicitação será encaminhada ao Poder Executivo para avaliação e possível implementação do serviço.
A deputada estadual Camila Toscano realizou na tarde desta quarta-feira (26), a entrega de uma Van Ducato para a Associação Menores Com Cristo (AMECC), localizada em Guarabira, no Brejo da Paraíba.
A entrega do veículo foi fruto de uma emenda impositiva de autoria do gabinete da parlamentar e visa apoiar o trabalho da instituição, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O veículo será um grande reforço para a AMECC, proporcionando mais conforto e eficiência no transporte das crianças e jovens que participam das atividades da associação.
FontePB
O prefeito de Lagoa de Dentro, Camaf Douglas (REPUBLICANOS), recebeu reforço político com a adesão de dois vereadores que até então faziam parte da oposição. Valdemir Gomes (SOLIDARIEDADE) e Ronele Ferreira (PP) anunciaram oficialmente a sua integração à bancada de sustentação ao governo na Câmara Municipal.
Essa decisão reforça a credibilidade da gestão e o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em menos de 90 dias de governo. O vereador Valdemir Gomes destacou a eficiência da gestão e os avanços que já podem ser percebidos em diversas áreas.
“Tomamos essa decisão porque reconhecemos o excelente trabalho que está sendo feito. Em menos de três meses, o prefeito já mostrou que sua administração é séria, comprometida e voltada para o bem-estar do povo de Lagoa de Dentro. Queremos somar forças para ajudar ainda mais a cidade a crescer”, afirmou.
O vereador Ronele Ferreira também elogiou a administração e justificou seu apoio à base governista. “O que estamos vendo é um governo que trabalha, que se preocupa com a população e que busca sempre o melhor para Lagoa de Dentro. A gestão de Camaf tem sido exemplar, e nós queremos fazer parte desse projeto de transformação para contribuir com esse avanço”, declarou.
Com essa nova composição, a base do governo na Câmara Municipal se fortalece ainda mais, garantindo maior apoio para projetos e ações que visam melhorar a vida da população.
Com essa adesões o grupo de situação passa a ser composto pelos vereadores Gurioba do Abacaxi, Nego Motos, Valdemir Gomes, Ronele Ferreira, Maricelio e Helder Fernandes.
Assessoria