sonho de Felipe Filho, estudante da Escola Cidadã Integral (ECI) José Soares Carvalho, em Guarabira, é se tornar professor de Biologia da própria escola em que concluirá o Ensino Médio ao fim deste ano. E para alcançar este sonho, ele contou com o apoio do programa ‘Se Liga no Enem’ na preparação para as provas que acontecem a partir do próximo domingo (3). Nesta quinta-feira (31), ele participou do Se Liga no Enem Festival, a culminância do programa na 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), que contou com aulões de revisão para o primeiro dia de provas.
Para Felipe, as aula remotas, simulados e materiais de apoio pedagógico do Se Liga no Enem serão fundamentais para o sucesso no Enem e também para a trajetória profissional que pretende seguir. “Quero fazer o curso de Biologia e futuramente ser professor da escola em que me formei. Quero transformar a vida dos estudantes como eu tive a minha transformada. O Se Liga no Enem está sendo fundamental nesta jornada, pois ele ajuda demais os estudantes que estão perdidos, que não sabem o que fazer na hora das provas. Ele nos mostra como estudar, como se preparar e como ter sucesso. É por meio do Se Liga que muitos estudantes descobrem o que querem fazer da vida”, revelou o estudante.
A Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em Guarabira, recebeu a edição do Se Liga no Enem Festival, que também contou com a participação dos estudantes da ECI José Soares Cavalcante. Como explicou o gerente da 2ª GRE, Carlos Eduardo, o evento acontece concomitantemente em todas as cidades que compõem a regional.
“O Se Liga no Enem é sempre um sucesso. A Secretaria planeja o Enem desde a inscrição até o dia das provas, dando todo esse apoio aos estudantes. O Se Liga acontece durante todo o ano com os aulões e simulados, e hoje é um momento de festejar com essa revisão. Aqui na Dom Marcelo nós nos reunimos com a ECI José Soares, mas este festival também está acontecendo em todas as 59 cidades que fazem parte da nossa regional”, explicou o gerente.
A programação do Festival contou com palestras de psicólogas do Serviço de Saúde Socioemocional da Secretaria de Estado da Educação, que atendem todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, além de aulões com os professores que fazem parte do Se Liga no Enem e estiveram com os alunos ao longo do ano. As áreas do conhecimento abordadas neste festival foram Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A partir da próxima semana, novos festivais serão realizados para revisar as demais áreas de conhecimento que compreendem o segundo dia de provas.
Haniel Lima, coordenador pedagógico do Se Liga no Enem, esteve presente na ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira com os demais professores do programa e comentou sobre o sucesso do Se Liga no Enem na preparação dos estudantes. “Os alunos são acompanhados por nossos professores durante todo ano, dando esse suporte com as aulas remotas e revisões, então o festival é o momento de ter esse contato pessoalmente, com as nossas equipes. Os festivais estão acontecendo em todas as gerências regionais de Educação, em sua maioria com nossas equipes. Durante este mês de outubro nós intensificamos nossas ações para preparar nossos estudantes da melhor maneira possível”, explicou o coordenador.
Resultados – Cerca de 150 estudantes das escolas Dom Marcelo Pinto Carvalheira e José Soares Cavalcante deram, juntamente com tantos outros espalhados por toda a Rede Estadual de Ensino, deram mais um passo importante para um resultado de sucesso no Enem 2024. Por meio de programas como o Se Liga no Enem, a Educação estadual da Paraíba tem alcançado resultados expressivos, como mais de 100 estudantes aprovados em primeiro lugar no Sisu; mais de 550 estudantes com redações de excelência no Enem 2023; e a terceira maior mobilização proporcional de estudantes para o Enem 2024. É por meio de programas como este, que estudantes como Felipe Filho têm a possibilidade de alcançar e realizar os próprios sonhos.