A Paraíba possui 133 Km de litoral que vai de Pitimbu até o município de Mataraca, e é um dos maiores atrativos turísticos da Paraíba, com oferta variada de peixes e frutos do mar. O Sabores do Nordeste deste sábado (22) ensina uma receita de pastelzinho de cação, nome genérico usado para espécies de tubarões e arraias. É um peixe muito comum no litoral do Nordeste, mas pouco explorado.
A chef Pollyne Rocha, radicada na Paraíba, ensina o passo a passo para usar lascas de cação como recheio, no ponto perfeito para os petiscos.
Para harmonizar com o pastel de cação, o especialista em bebidas e mixologista Silvio Coelho ensina o drink ‘Caju Nordestino’, que leva coentro, xarope de limão galego e outros ingredientes. Confira o passo a passo:
Pastel de Cação
Ingredientes
- 12 discos de massa de pastel
- 500 g de cação cozido e desfiado
- 2 cebolas picadas
- 2 tomates picados
- 4 pimentas de cheiro
- 2 colheres de alho
- 1 colher de páprica
- 1/2 maço de coentro
- 100 ml de creme de leite
- 500 ml de óleo
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Cozinhar o cação em água e sal e desfiar. Em uma frigideira, dispor o azeite e refogar bem a cebola, o tomate e a pimenta de cheiro. Acrescentar a páprica, o cação e refogar bem. Depois acrescentar o creme de leite, ajustar sal e pimenta e finalizar com coentro e levar para geladeira.
Rechear os pastéis com o recheio gelado e fritar em óleo quente.
Caju Nordestino
Ingredientes
- 1 caju médio
- 7 folhas de coentro
- 50 ml de xarope de limão galego
- 4 gotas de solução salina
- 6 cubos de gelo
- 100 ml de água com gás
Modo de preparo
Na coqueteleira coloque o caju cortado em cubos, o coentro, o xarope e em seguida amasse, coloque gelo e bata vigorosamente por aproximadamente 20 segundos.
Coe para um copo longo com gelo, adicione a água com gás, mexa e decore com fatia de limão, folha de limoeiro ou buquê de folhas de coentro.