ENGENHO MORGADO?!//A confusa história de Guarabira (96km de João Pessoa) traz algumas questões no mínimo curiosas.
A primeira diz respeito à informação de que Costa Beiriz teria fugido de um terremoto em Póvoa de Varzim (Portugal). Acontece que não existe nenhum registro de que o desastre de 1755 tenha chegado àquela cidade. O cataclismo teria atingido apenas Lisboa. A informação de que o terremoto atingiu Póvoa de Varzim está no livro “Guarabira através dos tempos”, de Cleodon Coelho. Essa mesma informação seria replicada por publicações posteriores.
Outra informação que chama atenção é a de que Guarabira teria nascido no entorno de um “engenho Morgado”, o qual, supostamente, teria pertencido a Duarte Gomes da Silveira, lá pelo ano de 1694. A origem dessa informação permanece desconhecida, mas é tida como válida na cidade. O que existiu, e isso tem comprovação, foi um curral (fazenda) de Duarte Gomes. E o termo “morgado” dizia respeito ao direito de herança do filho mais velho, o primogênito.
O polêmico texto acima acerca da história de Guarabira é parte da coleção Folhetim: “1860, A Província – a primeira viagem oficial de um governante pelo território paraibano”, do jornalista e historiador, Nonato Nunes. (Contato do autor: Fone/WhatsApp: 83 99160-7388)