Em menos de quatro anos na vida pública, o prefeito de Pirpirituba Denilson Freitas (Didil – PSDB) já perdeu vários importantes aliados. São lideranças políticas que, segundo comentários na cidade, podem levar o gestor municipal a uma derrota nas eleições de 2020.
Sem muita habilidade política, Didil perdeu apoios importantes e considerados estratégicos ao seu projeto de reeleição, a exemplo do vice-prefeito Ronaldo Abreu (Ronaldinho), da presidenta da Câmara Municipal de Pirpirituba, Rúbia Silvestre e, recentemente, o ex-prefeito Rinaldo Guedes.
Ronaldinho, Rúbia e Rinaldo têm os nomes lançados como pretensos candidatos a prefeito em 2020. Segundo os aliados de Didil, o prefeito aposta numa divisão no bloco de oposição e, caso isso não venha contecer, esses mesmos aliados acreditam em sérias dificuldades para a continuação do mandato do atual gestor.
No ano passado, por pura inabilidade política, na eleição para a Presidência da Câmara Municipal, mesmo tendo maioria na Casa, o prefeito Didil perdeu a disputa para a oposição que, demonstrando mais habilidade que o gestor, conseguiu eleger Rúbia Silvestre.
Nos bastidores da Câmara, os boatos são de que o prefeito pode perder mais aliados políticos, inclusive no iníco de 2020.
Na Câmara Municipal, o prefeito tem maioria (Dorinha Paulino, Batatinha, Wanderlan, Pedro de Carma e Mazu Monteiro), mas a oposição (Josinaldo Jorge, Carlinhos Simões, Rúbia Silvestre e Júnior Bento) vem impondo várias derrotas à gestão municipal, sobretudo quando o gestor apresenta projetos prejudiciais ao povo de Pirpirituba.
Nas rodas de conversas políticas na cidade, fala-se numa reunião com todos os membros da oposição. A data seria dia 4 de dezembro, num dos restaurantes fora de Pirpirituba. As lideranças que fazem oposição ao prefeito são Luis Flávio, Rinaldo Guedes, Ronaldinho, Hugo Simões, Ivanildo do PT, além dos vereadores Professor Josinaldo, Carlinhos Simões, Rúbia Silvestre e Júnior Bento.