Em Guarabira, principal cidade do Agreste da Paraíba, pelo menos três ou quatro vereadores poderão mudar de grupo partidário no segundo semestre. Atualmente, a Casa de Osório de Aquino possui quatro bancadas, conforme análise dos jornalistas que cobrem as sessões do Legislativo municipal.
A bancada do PSB possui um integrante. Existe um vereador ligado ao pré-candidato a prefeito Antonio Teotônio (PPS), cinco integrantes do grupo político comandado pelo ex-governador Roberto Paulino (MDB) e 7 que seguem orientação do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).
O vereador Marcelo Bandeira, mesmo ainda estando filiado ao PSB (Raíz), é considerado pelo presidente do partido em Guarabira, Célio Alves, como “carta fora do baralho”. O presidente do Legislativo guarabirense não segue mais as orientações do partido em nível local. Tudo que faz em termos políticos, Bandeira decide com a Executiva estadual.
No segundo semestre, quando a Câmara Municipal retomar as sessões ordinárias, a tendência é que o grupo do ex-governador Roberto Paulino seja reforçado com uma ou duas adesões. Se não acontecer no início, até o final do ano esse reforço será consolidado. Nesse caso o bloco paulinista poderá ficar com seis ou 7 integrantes.
Já a bancada ligada ao prefeito Zenóbio Toscano (de licença médica em recuperação de um AVC) deverá perder um integrante. Ficará com seis vereadores. O PSB permanecerá com apenas um parlamentar. No entanto, a ala orientada pelo advogado Antonio Teotônio pode ser reforçada com outro integrante, passando de um para dois vereadores.
Caso tais mudanças aconteçam até o final de 2019, o Grupo do MDB será o mais reforçado, saindo de cinco para seis ou sete componentes. Vale salientar que a bancada do PSB foi onde houve uma sangria maior, perdendo dois parlamentares. Um foi para o grupo do PSDB e o outro, mesmo estando trabalhando de modo independente, ainda não se definiu politicamente.
Confira como estão compostas as bancadas da Câmara Municipal de Guarabira:
Bancada zenobista – Leonardo Macena, Renato Toscano, Júnior Ferreira, Jáder Filho, Tiago do Mutirão, Elias Filho e Marcos de Enoque
Bancada paulinista – Michel do Empenho, Zé Ismai, Michele Paulino, Saulo de Biu e Wilsinho.
Bancada teotonista – Neide de Teotônio
Bancada girassol – Renato Meireles
Bancada independente – Marcelo Bandeira (PSB Raiz)