Na noite desta segunda-feira (8/12), a Prefeita Léa Toscano, ao lado do vice-prefeito Raimundo Macedo participaram da tradicional “Missa do Presépio” que marca o início das festividades natalinas do Município de Guarabira.
A celebração, presidida pelo Pároco da Catedral, Pe. Raul Rodrigues, contou com um grande número de fiéis. Participaram também do ato religioso, secretários municipais, coordenadores e colaboradores da gestão.
Durante a homilia, Padre Raul enfatizou a importância da celebração no dia em que a Igreja Católica relembra a proclamação do dogma pelo Papa Pio IX da Imaculada Conceição de Maria, documento que reconhece Maria como concebida sem pecado original e escolhida para gerar o Salvador. “Celebrar Maria é celebrar o ‘sim’ que abriu as portas da salvação”, completou.
Fieis e famílias lotaram a catedral, em um clima de devoção e alegria, enquanto a cidade se prepara para vivenciar todo o período natalino, marcado por ações religiosas, culturais e programações especiais promovidas pelo município. A Missa do Presépio tornou-se, ao longo dos anos, um marco simbólico para Guarabira, representando não apenas o início das festividades, mas também um convite à reflexão espiritual e ao fortalecimento da esperança, valores que o Natal inspira em toda a comunidade.
O presépio foi idealizado por São Francisco, em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.


