Léa Toscano, do União Brasil, foi eleita neste domingo (6) prefeita de Guarabira com 18.059 votos válidos (52,16% do total). Com isso, a partir de janeiro de 2025, ela voltará a comandar o destino da cidade após 20 anos. Ao lado do vice-prefeito Raimundo Macedo, do MDB, Léa assumirá seu terceiro mandato como chefe do Poder Executivo municipal. Raniery Paulino, do Republicanos, ficou na segunda colocação com 47,87% dos votos.
Após a confirmação da vitória, Léa Toscano agradeceu aos guarabirenses pela confiança e reafirmou seu compromisso de trabalhar muito pela cidade, cuidando da gestão e, sobretudo, da população. “Estou muito feliz com esse gesto de amor que Guarabira me deu, confiando os destinos administrativos da cidade para que, juntos, possamos preparar nosso município para o futuro. Tenho certeza de que, ao lado de Raimundo, faremos uma gestão comprometida com o bem de todas as pessoas. Muito obrigada, Guarabira!”, disse.
Raimundo Macedo destacou que a vitória reflete a vontade dos guarabirenses de ver Léa novamente como prefeita. “Isso é a maior prova da aprovação de Léa como prefeita durante suas duas gestões. A população sabe que ela trabalha e já trabalhou muito por esta cidade. Estou pronto para, ao lado de Léa, transformar nossa Guarabira em uma cidade cheia de oportunidades para todos. Meu mais profundo agradecimento a cada um e cada uma que nos confiou essa missão”, frisou.
Prefeita
Maria Hailéa Araújo Toscano foi casada com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, o engenheiro civil Zenóbio Toscano de Oliveira. Formada em administração pública, é mãe de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), além de Vanina, Tiago e Daniela. Iniciou sua carreira política em 1983, coordenando ações sociais em Guarabira durante o governo de Zenóbio Toscano. Em 1996, disputou a eleição municipal e tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade em mais de cem anos de história. Foi reeleita em 2000. Em 2010, Léa Toscano foi eleita deputada estadual.
Vice-prefeito
Raimundo Alves de Macedo Sobrinho é professor, formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, casado com Verônica Félix de Macedo e pai de Letícia e Lilian, avô de Laís e Lara. Foi Secretário de Educação de Guarabira por 8 anos, nos governos de Zenóbio Toscano, e criador do transporte universitário. Foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020, sendo o mais votado nas duas eleições. Atualmente, é o presidente da Câmara Municipal.
Da assessoria