Na noite desta quarta-feira (28), o IRN Coral, do Instituto Ramalho Neto, de Guarabira (PB), fez sua primeira apresentação reunindo crianças de várias idades, sob a regência do músico guarabirense Artur Neto. Foi durante a confraternização de fim de ano da Academia Guarabirense de Letras e Artes – Casa Marisa Alverga, na Assesp.
Vestindo o uniforme padrão com a marca do Instituto Ramalho Neto, as crianças e adolescentes de comunidades de Guarabira começaram fazendo uma releitura do hino da cidade, seguido por mais quatro canções populares que foram ensaiadas especialmente para a ocasião.
O evento foi bastante prestigiado e contou com as presenças do advogado Dr. Teotônio e sua esposa, a ex-vereadora Neide. Além dos acadêmicos imortais, familiares e amigos das crianças integrantes do coral compareceram ao local da festa.
Ao fazer uso da palavra, o pai de Ramalho Neto fez uma breve apresentação do coral, a defesa da cultura e se colocou à disposição por meio do Instituto que leva o nome de seu filho.
“Este é um pequeno coral que o instituto Ramalho Neto está criando em Guarabira. E a gente conversou para que a primeira apresentação fosse, exatamente, na Academia Guarabirense de Letras e Artes, porque eu entendo que o coral tem tudo a ver com isso. Eu acredito que a arte serve demais na formação do ser humano. Valorizar a arte é valorizar a vida. Nós precisamos de arte para viver”, disse o advogado.
Já Neide de Teotônio, emocionada, elogiou o trabalho com as crianças, agradeceu ao público presente e afirmou que o IRN está de portas abertas. “O instituto é de quem procura o instituto”, pontuou.
O presidente da Academia de Letras, padre Emiliano Camilo, enalteceu a performance das crianças, agradeceu e fez um convite para uma nova apresentação que deve acontecer no próximo ano, em mais um evento realizado pela academia.
Foi uma noite de música e poesia, com direito a recital e homenagens.
Seu Biu do Cordel, que sustentou a família vendendo folhetos nas feiras, foi o grande homenageado da noite. Um resumo da sua história foi relatado pelo acadêmico Emiliano Melo.
Em nome da academia, Seu Biu recebeu um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados, sobretudo pela preservação da cultura do cordel. Com certificado em mãos, seu Biu agradeceu.
Ao redor da mesa dos convidados, também foi montada uma exposição fotográfica. Após as apresentações e homenagens, os convidados participaram de um jantar especial.
O evento teve a cobertura da imprensa local, pelos sites Portal 25 Horas, Fonte PB, Portal Independente e Caderno de Matérias do Ikeda. #Cultura