O novo secretário de Estado da Paraíba, professor Antônio Roberto de Araújo Souza, tomou posse nesta quarta-feira (15) destacando a necessidade de uma reestruturação na pasta para lidar com os novos desafios da educação no momento pós-pandemia e garantindo tratamento igualitário aos municípios. O secretário agradeceu a confiança do governador João Azevêdo (PSB) e avaliou que será preciso focar em estratégias para alfabetizar as crianças no estado.
Em conversa com a imprensa, antes da solenidade, Roberto Souza assegurou tratar todos os municípios de forma igualitária, no que se refere à distribuição dos recursos e oportunidades para os estudantes e profissionais da Educação. “Vamos ter um olhar equânime para toda a rede para identificar as dificuldade e eleger prioridades”.
Sobre o convite, o secretário destacou ser “um momento muito especial”. “Eu que sou oriundo de escola pública ser convidado para assumir esse desafio de gerir a pasta de Educação na Paraíba. Portanto, me honrou muito a escolha do governador João Azevêdo”, disse, na solenidade.
O secretário disse que é preciso avaliar estratégias para “alfabetizar todas as crianças na idade certa” para “romper o ciclo de fracasso escolar que é comum infelizmente no nosso país”. Outra medida citada pelo secretário é melhorar os indicadores de desempenho que até 2021 era medido pelo Ideb. “Estamos esperando para saber quais os novos (indicadores), mas precisamos melhorar esses indicadores na Paraíba, tanto nos anos iniciais como no Ensino Médio, mas também precisamos fortalecer a política de tempo integral”.
Sem esquecer os profissionais da área, Roberto Souza avaliou que a valorização da categoria também é um eixo importante “porque sem eles a gente não consegue alavancar os resultados do estado”.
MaisPB