A campanha de multivacinação 2025 terá seu Dia D no próximo sábado (18) em todas as unidades de saúde da Paraíba. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo principal atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com ênfase na vacinação contra o HPV e o sarampo. A mobilização segue até o dia 31 de outubro e integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças imunopreveníveis.
Campanha reforça proteção de crianças e adolescentes
Durante o Dia D, estarão disponíveis todas as vacinas previstas no calendário básico da criança e do adolescente. A ação tem como público-alvo os menores de 15 anos, incluindo adolescentes que ainda não foram imunizados na faixa etária recomendada.
Segundo a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, além da atualização das vacinas de rotina, a campanha também atuará em duas frentes estratégicas: a intensificação da vacinação contra o HPV e o reforço da imunização contra o sarampo.
“A campanha dará um novo impulso à estratégia de resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV, uma ação iniciada no primeiro semestre de 2025 e prorrogada até dezembro”, afirmou Márcia Mayara.
Reforço contra o sarampo
Outro ponto de atenção na campanha é o risco de reintrodução do sarampo no Brasil, especialmente por conta de surtos recentes em países vizinhos. Por isso, a SES irá intensificar a vacinação contra a doença para pessoas de até 59 anos. A medida busca aumentar a proteção da população e evitar novos casos da enfermidade no estado.
O sarampo, que havia sido eliminado do território nacional, voltou a representar ameaça devido à queda na cobertura vacinal nos últimos anos. A campanha deste mês visa justamente reverter esse cenário com ações ampliadas em todo o estado.
Vacinas disponíveis e locais de atendimento
As vacinas da campanha estarão disponíveis nas unidades de saúde dos 223 municípios da Paraíba. Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para que os profissionais possam avaliar quais imunizantes precisam ser aplicados.
Estarão disponíveis vacinas contra doenças como poliomielite, hepatites, meningite, coqueluche, febre amarela, entre outras que compõem o calendário nacional.
Estratégia nacional e importância da vacinação
A campanha de multivacinação faz parte de um esforço do Ministério da Saúde para recuperar as altas coberturas vacinais que marcaram décadas anteriores no Brasil. A redução na procura por vacinas, especialmente entre adolescentes, tem sido um desafio para os gestores públicos.
O Dia D surge como uma oportunidade de ampliar o acesso da população às vacinas, corrigir falhas na imunização e evitar o retorno de doenças erradicadas ou controladas no país.
Campanha segue até o fim do mês
O Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18), mas as ações seguem até o dia 31 de outubro em todo o estado. A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da participação dos pais e responsáveis, destacando que a vacinação é uma forma eficaz e segura de proteger a saúde de crianças, adolescentes e da população em geral.
A mobilização estadual espera ampliar significativamente os índices de cobertura vacinal e garantir que a Paraíba continue protegida contra doenças evitáveis.


