Estudantes das escolas da rede municipal de Cuitegi, que estão cursando o 5} e 9º anos, participaram semana passada das provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), que acontece a cada dois anos, e permite realizar um diagnóstico do desempenho escolar e, por consequência, trabalhar os conteúdos com o intuito de avançar no desenvolvimento do estudante a partir dos resultados do IDEB.
De acordo com a professora Marlene Cardoso, secretária de Educação, as avaliações do SAEB são importantes para os municípios, não apenas para Cuitegi, porque impactam diretamente no Fundeb de cada município.
“Aqui em Cuitegi nós temos quatro escolas do 5º ano e temos uma escola que tem três turmas do 9º ano. Esses alunos estão com uma frequência de mais de 90% em todas as escolas. Nós só temos que agradecer a todos os professores e gestores que se empenharam para esse programa, buscando elevar o IDEB”, destacou a secretária.
“Nessa avaliação o aluno precisa estar frequentando a escola, a sala de aula com boa frequência, isso é um critério que não podemos abrir mão, e estamos com mais de 230 alunos participando da avaliação do SAEB, hoje”, concluiu Marlene.
SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do Ministério da Educação e é baseado na Teoria da Resposta ao Item.