Em dezembro de 2023, Estêvão era um adolescente de 16 anos que tinha acabado de disputar o primeiro jogo no time profissional do Palmeiras. Um ano depois, o garoto, ainda menor de idade, transformou-se no principal jogador do Verdão, virou o quinto atleta mais jovem a estrear na seleção principal (17 anos e 135 dias) e terminou o Campeonato Brasileiro eleito revelação e craque da competição na Bola de Prata, a mais tradicional premiação do futebol nacional – o que lhe rendeu o posto de Bola de Ouro mais precoce da história do evento.
Estêvão finalizou o Brasileirão com 13 gols e nove assistências. O alviverde foi vice-artilheiro da competição, atrás dos atacantes Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória), com 15 gols cada, além de ter sido o segundo com mais passes para gol, superado apenas pelo meia Rodrigo Garro (Corinthians), com dez.
Com 21 participações em bolas na rede em 31 jogos, Estêvão superou, por exemplo, o desempenho de Neymar no Brasileirão de 2009 – a primeira dele como profissional do Santos. Na ocasião, o hoje atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, anotou dez tentos e deu seis passes para gols, em 33 partidas.
“O Weverton [goleiro do Palmeiras] não gosta quando falo isso [risos], mas digo que estou no meu parque de diversões, onde sempre queria estar. Sou um moleque de 17 anos que somente quer jogar futebol, dar alegria à torcida palmeirense, à minha família”, declarou o jovem, durante a premiação do Bola de Prata.
O detalhe é que o Estêvão que inferniza os adversários pela direita do ataque do Palmeiras, levando a bola para finalizar ou cruzar com a perna esquerda, não é a melhor versão do jogador. Ou pelo menos é o que ele próprio avalia. Apesar de ter subido das categorias de base como ponta, o garoto costumava atuar como meio-campista.
“Fui me adequando como ponta no final da base, para fugir do contato e ter mais [disputas] um contra um. Ganhei espaço assim no Palmeiras, que tem vários outros jogadores que são meias, mas minha característica realmente é a de um meio-campista. É onde me sinto mais confortável. Daqui alguns anos, quero voltar para minha posição original”, projetou.
Rumo ao Chelsea
O retorno à função de meia pode ser vestindo outra camisa. Em junho deste ano, Estêvão foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra. Como pode se transferir para a Europa somente depois de completar 18 anos, ele segue no Verdão até, pelo menos, julho de 2025. Ou seja, o jovem deve se despedir do clube após a disputa do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.
No Chelsea, Estêvão terá o desafio de alcançar uma sequência que outras joias do futebol brasileiro não atingiram no clube. O volante Andrey Santos, ex-Vasco, sequer estreou pelos Blues (como é conhecido o time inglês) desde que foi contratado, no ano passado. Ao invés disso, foi emprestado ao próprio Cruzmaltino, ao também inglês Nottingham Forest (fez duas partidas) e ao francês Strasbourg (26 jogos e oito gols).
Ainda em 2023, os ingleses contrataram os atacantes Deivid Washington e Ângelo, que estavam no Santos. O primeiro fez somente três partidas no time principal e atuou principalmente na equipe sub-21 do Chelsea (39 jogos, 19 gols e sete assistências). Na temporada 2024/2025, ele não foi a campo. Já o segundo nunca jogou oficialmente nos Blues. Esteve emprestado ao Strasbourg (25 jogos, nenhum gol, três assistências) e, há três meses, foi vendido ao Al-Nassr, da Arábia Saudita.
“Fico muito feliz com a decisão de ir para o Chelsea. Junto da família e do meu estafe, foi a decisão certa a tomar, pelo planejamento que eles fizeram. Creio que, chegando lá, vou trabalhar para ganhar meu espaço, independentemente de quem esteja ali. Claro, será uma competição saudável, mas estarei ali sempre buscando jogar e ter oportunidades para me consolidar no time”, afirmou o meia-atacante.
A cidade de Pitimbu, localizada no litoral sul da Paraíba, vai sediar o maior torneio de futebol de areia do Brasil no mês de janeiro. Os jogos de Verão vão ser disputados por 15 times, entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2025. As partidas acontecem das 19h às 22h, em arena com capacidade para quase três mil pessoas.
Uma das estrelas do evento é o atacante Alisson, convocado para a seleção brasileira de beach soccer, que foi hexacampeão da Copa do Mundo da FIFA, em Dubai, em fevereiro deste ano.
O secretário de esportes de Pitimbu, Luiz Jorge, afirmou que o evento é uma oportunidade de destacar o potencial dos atletas da cidade.
“Sabemos que Pitimbu já se consagrou nacionalmente como a capital do beach soccer. É uma honra estar à frente desse grande projeto que são os Jogos de Verão. É uma grande oportunidade para destacar o potencial esportivo dos atletas da nossa cidade atraindo também atletas de todos Brasil, além de fomentar o esporte. Esse campeonato proporciona uma atmosfera de competitividade saudável e integração entre os times”, declarou.
O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo. Após 17 anos da premiação de Kaká, Vinícius Júnior foi o brasileiro coroado com o Fifa The Best em cerimônia realizada em Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira, 17, pelo horário de Brasília.
A escolha pelo atacante vem quase dois meses após a frustração do segundo lugar na Bola de Ouro, que ficou com Rodri, do Manchester City. Na ocasião, o brasileiro teve de se contentar com a segunda colocação, à frente de Jude Bellingham, também do Real Madrid.
Nessa temporada, Vini esteve em campo em 49 partidas e balançou as redes 26 vezes (24 pelo Real Madrid e duas pelo Brasil), além de ter contribuído com 11 assistências (nove pelo Real). As atuações levaram o clube espanhol Supercopa da UEFA, La Liga, Supercopa da Espanha e da Liga dos Campeões da Europa.
Ao receber o prêmio, Vini agradeceu aos companheiros de Real Madrid e Seleção Brasileira, familiares e, claro, o Flamengo, clube que o revelou. O discurso emocionante também relembrou a infância no Rio de Janeiro.
“Não sei por onde começar. Parecia tão distante chegar até aqui. Era uma criança que jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Poder chegar aqui é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças, que acham que tudo é impossível, que não podem chegar até aqui”, disse o novo melhor jogador do mundo.
s estudantes e professores da equipe de robótica O.N.D da ECI Odilon Nelson Dantas, do município de Cuitegi, conquistaram quatro premiações na fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que ocorreu no sábado (07) e domingo (08), em São Paulo. A equipe ficou em 1º e 2º lugares na categoria Dança com Robôs, em 2º lugar na categoria Cabo de Guerra, e na segunda-feira (09), a comissão da TRJ anunciou que o grupo também conquistou o 1º lugar na categoria Registro Multimidiático.
Com a apresentação e interpretação nordestina, intitulada ‘Maria Bonita e Lampião: o xaxado dos cangaceiros’, os estudantes Laura Flávia, Niquessia Silva, Karolina de Lima, Eloisa Xavier, da 1ª série do Ensino Médio; e Rodrigo de Andrade, da 3ª série, ficaram em 1º lugar na categoria Dança com Robôs. A equipe competiu no nível 4 para estudantes com 18 anos de idade ou mais.
Também na mesma categoria, ficaram em 2º lugar no nível 3, para estudantes de até 18 anos de idade, com o tema ‘Rei do Pop: uma homenagem robótica’. Com as duas premiações a equipe se tornou tricampeã em Dança com Robôs.
Além da competição em dança, a O.N.D conquistou também o 2º lugar na categoria Cabo de Guerra. Após a competição a comissão TJR também anunciou a equipe em 1º lugar na categoria Registro Multimidiático, nesta atividade, as equipes registram os melhores momentos do evento, produzem vídeos e envia para a organização do torneio.
“Nossa equipe conseguiu quatro troféus, sendo um primeiro lugar na dança e nos tornou tricampeões na categoria e uma vaga para o torneio internacional. Nada disso seria possível sem o apoio do governador João Azevêdo, do secretário da Educação Wilson Filho e do nosso gerente regional Carlos Eduardo. Nós agradecemos muito a eles e também aos nossos professores que nos prepararam e ensinaram as técnicas da robótica e também nos orientaram durante a competição”, comentou a estudante, Eloisa Xavier.
Orgulhoso da equipe, o professor João Silva, ressaltou a importância do resultado que levará a equipe a mais uma competição internacional.
“O desempenho dos alunos no Torneio Juvenil de Robótica foi o resultado de muita dedicação e trabalho em equipe. A combinação do esforço e da agilidade de cada participante, aliada ao material de qualidade recebido recentemente pelo governo, fez toda a diferença. Esse resultado mostra que nossos alunos são capazes de ir cada vez mais longe, levando o nome de nossa escola e da educação pública para o cenário internacional”, comentou.
Também fazem parte da equipe O.N.D os estudantes Thauna Kelly, Daniel Lima e Ana Vitória e a professora Natália Nascimento Silva.
Os estudantes e professores da equipe de robótica O.N.D da ECI Odilon Nelson Dantas terão dois meses para se prepararem para a competição internacional no México, prevista para ocorrer em maio de 2025. Outra competição será no Chile.
O Serra Branca confirmou a contratação do atacante Ramon Tressoldi, de 25 anos, para a disputa do Campeonato Paraibano 2025. Em sua chegada à Paraíba, o atleta foi apresentado no CT Erasmo Alves Ribeiro, onde passou por avaliações clínicas e se juntou ao restante do grupo.
Natural do Rio Grande do Sul, o atacante de 1,90m passou pelas categorias de base do Grêmio e por clubes como Novo Hamburgo, Lajeadense e Aimoré, sua última equipe antes de acertar com o Carcará. A equipe está em fase de preparação para o estadual.
Em uma partida heróica o Botafogo conseguiu vencer o Atlético-MG e se consagrou campeão da Copa Libertadores da América, uma conquista inédita.
O glorioso perdeu um jogador aos 40 segundos ainda do primeiro tempo, mas não se entregou e fez 2 gols ainda no primeiro tempo. Na volta do segundo tempo o Atlético conseguiu fazer um gol, mas no último minuto o Botafogo fez mais um e fechou a vitória por 3 X 1.
O material, entregue aos times de futebol filiados à Liga Desportiva Guarabirense (LDG), foi conseguido junto a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, através de Raniery Paulino.
Durante a entrega, Raniery fez questão de destacar o apoio do Governo do Estado ao desporto guarabirense e as articulações feitas junto à Sejel-PB pelo empresário Robson Paulino e o secretário-chefe de Governo da PB, Roberto Paulino.
Presente a distribuição dos padrões esportivos, realizada na sede da Liga Desportiva Guarabirense, estiveram o presidente da LDG, desportista Tony Florêncio, Robson e Raniery Paulino, além do vice-prefeito de Guarabira, Wellington Oliveira.
Fato a Fato
O Botafogo mostrou força para derrotar o Palmeiras por 3 a 1, na noite desta terça-feira (26) no Allianz Parque, em São Paulo, para reassumir a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. A Rádio Nacional transmitiu a partida decisiva ao vivo.
Com o triunfo fora de casa o Alvinegro de General Severiano chegou aos 73 pontos, três de vantagem sobre o Verdão.
Jogando em casa, o Palmeiras dominou os primeiros minutos do primeiro tempo, pressionando bastante o Botafogo, que defendia as investidas do adversário. A primeira veio logo aos seis minutos, quando Raphael Veiga levantou a bola na área adversária em cobrança de escanteio e o zagueiro Gustavo Gómez subiu muito para finalizar com muito perigo de cabeça.
Dois minutos depois quem chegou com perigo foi Raphael Veiga, que bateu da entrada da área para defesa de John. Aos 10 minutos o torcedor Alvinegro ficou preocupado, quando o zagueiro angolano Bastos deixou o gramado sentindo a coxa direita e acabou sendo substituído.
Mas a preocupação deu lugar a alegria aos 18 minutos, quando, após cobrança de escanteio ensaiada, Gregore recebeu a bola dentro da área palmeirense e bateu colocado para superar o goleiro Weverton.
Aos 22 minutos o Verdão teve a sua melhor oportunidade na primeira etapa, quando Marcos Rocha colocou a bola na área em cobrança de lateral, Gustavo Gómez escorou e Rony chegou batendo de primeira para acetar a trave adversária. Aos 49 minutos o Palmeiras teve a sua última grande oportunidade da primeira etapa, em cobrança de falta de Raphael Veiga que passou muito perto do ângulo defendido por John.
A etapa final começou com o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira criando duas boas oportunidades de marcar em sequência, com Rony aos 7 minutos e Flaco López, que entrou no intervalo, aos 9 minutos. O time de Artur Jorge conseguiu responder aos 21 minutos, com finalização colocada de Marlon Freitas que acabou indo para fora.
Dois minutos depois o Palmeiras ficou com um homem a menos, após o juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), expulsar o lateral Marcos Rocha, que acertou o rosto de Igor Jesus. A vantagem numérica animou de vez o Botafogo, que conseguiu ampliar para 2 a 0 aos 27 minutos. O goleiro John acertou lançamento longo para Igor Jesus, que desviou de cabeça para Savarino, que, com extrema liberdade, teve apenas o trabalho de bater na saída do goleiro adversário.
Diante de um adversário claramente fragilizado, o time de General Severiano ainda conseguiu marcar o terceiro aos 43 minutos, quando Savarino cobrou escanteio e o zagueiro Adryelson subiu demais para marcar de cabeça. Cinco minutos depois o Verdão conseguiu descontar com um belo chute de Richard Ríos, mas a vitória final foi mesmo do Fogão.