A Câmara Municipal de Guarabira aprovou requerimento de autoria do vereador Zé do Empenho (PDT) pleiteando ao Governo da Paraíba a implantação de um centro de controle e comando para auxiliar nas ações de segurança pública na região polarizada por Guarabira.
“Requer, que após ouvido o plenário, este poder encaminhe ofício ao excelentíssimo senhor secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Jean Francisco Bezerra Nunes, solicitando-lhe a instalação do Centro Integrado de Controle e Comando, no município de Guarabira”.
Todos os Centros Integrados de Comando e Controle entregues na atual gestão são equipados com tecnologia de ponta — com centenas de câmeras espalhadas por toda a Paraíba, alimentando o sistema de videomonitoramento, ferramenta essencial no aprimoramento do trabalho das forças policiais, tanto na coibição quanto na inibição de crimes.
Os equipamentos estão divididos nas seguintes categorias: câmera de contexto, câmeras Speed Dome, câmeras com reconhecimento facial e câmeras de leituras de placas (LPR). O reconhecimento facial, por exemplo, permite identificar indivíduos procurados pela Justiça, assim como ajudar na busca de famílias desesperadas por algum parente desaparecido. Já a leitura de placas permite a identificação de veículos com restrições — que tenham sido roubados ou furtados. A tecnologia Speed Dome oferece captura de imagens de alta qualidade, com movimentos verticais e horizontais, além de zoom ótico com ampliação em até 25 vezes.
Além de João Pessoa, os municípios de Campina Grande e Patos, no Sertão paraibano, já contam com a estrutura. De acordo com o parlamentar, a região de Guarabira é estratégica para a segurança pública e necessita do investimento para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade.
Portal25hora