Depois de quase o Campeonato Brasileiro inteiro preocupado, o torcedor do Vasco da Gama poderá finalmente dormir tranquilo nesta quinta-feira. Isso porque a vitória da equipe sobre o São Paulo praticamente acabou com as chances da equipe ser rebaixada para a Série B mais uma vez em sua história.
De acordo com os cálculos do FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades jogo a jogo, o time carioca tem agora apenas 4% de chance de cair com ainda duas rodadas a serem disputadas. Quem também conseguiu um alívio ao fim da 36ª rodada foi a Chapecoense, que bateu o Sport, ultrapassou o rival e deixou a zona de rebaixamento. A equipe agora tem 27% de chances de cair, contra 77% do rival desta quinta.
Pior ainda estão o América-MG, que na quarta foi goleado por 4 a 0 pelo líder Palmeiras e, com 37 pontos somados, viu sua chance de queda subir para 87%. Já o Vitória, com um ponto a menos, só escapa por um milagre. Segundo os cálculos, o time tem mais de 99% de possibilidade de se juntar ao Paraná Clube e jogar a 2ª divisão em 2019.
Além de todos esses times, mais três equipes ainda têm algum risco de cair: Corinthians (menos de 1%), Fluminense (2%) e Ceará (3%).
Fonte: ESPN