Boa notícia para os concursandos! No último dia 18, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) autorizou a realização de um novo concurso público para Técnicos e Analistas Judiciários. O último certame, realizado em 2013, foi organizado pela banca FCC e contou com a oferta de 260 vagas. Atualmente, o TRF3 conta com 462 cargos vagos.
Com a confirmação desse novo concurso, os estudos já devem começar a todo vapor. Viajar para fazer provas em outro estado tornou-se rotina comum entre os concursandos. Além de ampliar as chances de o candidato ser aprovado, garante uma maior experiência. Pensando nisso a professora de português do IMP Concursos, Raquel Cesário, dá algumas dicas especiais para se preparar para o certame.
Para a professora, estudar online garante ao concursando diferentes ganhos, mas requer disciplina. “ Os benefícios são vários: economia de tempo e dinheiro, flexibilidade para assistir às aulas no horário e no lugar de que o candidato dispuser e liberdade para traçar o ritmo do aprendizado. Entretanto essa liberdade proporcionada pelo curso a distância pode dificultar a preparação do candidato que não for disciplinado” comenta Raquel.
A professora destaca ainda a importância de estabelecer metas a serem cumpridas em determinados prazos de modo que todo o conteúdo do edital seja estudado no tempo disponível.
Confira mais dicas:
Para que o estudo seja eficiente, antes de iniciar o curso, é importante que o candidato siga dois passos:
- Leitura do edital: a partir disso, será possível definir conteúdo e prazo para o estudo.
- Organização do cronograma: é possível usar um quadro de horários ou ciclo de estudos.
Carreira de tribunais
Para se preparar para TRIBUNAIS, é necessário iniciar o estudo pelo núcleo comum das disciplinas, sempre mesclando teoria e exercícios. Assim que um conteúdo for “finalizado”, ele deve ser revisado periodicamente de acordo com o cronograma estabelecido pelo candidato.
SEGUNDO A RAQUEL, É COMUM QUE OS CANDIDATOS PRIORIZEM AS DISCIPLINAS DE QUE GOSTAM, POR ISSO PRECISAM SER ORGANIZADOS. “DISCIPLINAS COMO LÍNGUA PORTUGUESA, RACIOCÍNIO LÓGICO E INFORMÁTICA PRECISAM DE ATENÇÃO ESPECIAL, PORQUE ISSO, CERTAMENTE, SERÁ O DIFERENCIAL NO CONCURSO”, FINALIZA A PROFESSORA.