Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu nesta terça-feira (28) o Mar do Caribe, próximo a Cuba e à Jamaica. A intensidade do tremor e a localização do epicentro — em profundidade baixa e no meio do mar — levaram o Centro Internacional de Informações de Tsunami a emitir um alerta para seis países. Mais tarde porém, o aviso foi retirado.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor estava a 10 quilômetros de profundidade — um terremoto considerado raso. Apesar da intensidade e da localização, não havia relatos de danos ou de feridos até a última atualização desta reportagem.
Por causa do terremoto, autoridades das Ilhas Cayman pediram que a população nas áreas costeiras e baixas do arquipélago procurassem lugares altos, como medida de precaução para um possível tsunami.
A agência France Presse relata que moradores de Havana, capital de Cuba, deixaram prédios da cidade após o tremor. Ao menos oito províncias sentiram o terremoto, disse um site ligado ao regime cubano.
O tremor também foi sentido na Flórida (Estados Unidos). O jornal “Miami Herald” relatou que prédios tremeram no centro de Miami.