Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta sexta-feira (2), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora os tremores em todo o mundo.
Não houve relato imediato de feridos ou danos, mas tremor gerou um alerta de tsunami. Autoridades pediram para que busquem uma área mais alta os residentes na costa de Banten, na ilha de Java, que é vizinha a de Sumatra.
O abalo foi sentido em Jacarta, capital da Indonésia, e fez com que moradores deixassem suas casas às pressas.
O epicentro do tremor foi registrado a 59 km de profundidade a cerca de 227 km da cidade de Teluk Betung.
Círculo de Fogo do Pacífico
A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas e ilhotas, está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.
A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.
Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.
g1