Aconteceu na noite deste domingo (05) na Praça da Matriz, na cidade de Sousa, Sertão paraibano, o I Encontro de Carros Antigos. Os veículos chamaram atenção dos visitantes pelo nível de conservação. O encontro foi organizado pelo grupo de carros antigos e Sinadal Injeção Eletrônica.
Participaram colecionadores do município. O encontro fomenta o comércio local, ajudando no desenvolvimento econômico da cidade. Cada colecionador tem mais orgulho de seu veículo do que o outro e faz questão de contar a história de cada peça adquirida. Modelos Ford, das décadas de 1920 e 1930, foram os mais procurados pelos visitantes para as fotos.
De acordo com a organização do evento, o objetivo foi oportunizar aos participantes um resgate da memória automobilística brasileira.
Foram disponibilizadas toda a estrutura para que os participantes, tanto os colecionadores, empresários do ramo, quanto a própria população, pudessem aproveitar cada detalhe do evento.
O Ford Maverick 1974 que pertenceu ao saudoso agropecuarista Assis Barbosa e restaurado pelo seu filho, o bioquímico Augusto Abrantes Barbosa também foi bastante procurado pelos frequentadores.
Sobre o Maverick
O modelo foi um automóvel criado pela Ford dos Estados Unidos que obteve grande sucesso em seu país de origem. Também foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979 em versões exclusivas com motores 4,6 e 8 cilindros, onde foi lançado com enfoque comercial bem diferente do americano, e apesar de não ter obtido o mesmo sucesso de vendas, tornou-se lendário e hoje é cultuado por pessoas de várias idades. Vale ressaltar que o desenhista desse belo carro foi Tom Tjaarda, “pai” de outros ícones automotivos.