Alunos do Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), iniciaram a manhã desta segunda-feira (02), ao som do carimbó, para celebrar a Semana Municipal da Pessoa Idosa, que acontece até sexta-feira (06), na sede do clube, no bairro de Altiplano Cabo Branco. A programação, em alusão ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorados no domingo (01) inclui ainda atividades recreativas, de embelezamento e palestras sobre a saúde nessa faixa de idade.
O evento foi aberto às 8h30 desta segunda-feira (02) pela Banda do 1º Grupamento de Engenharia e em seguida houve a apresentação do Grupo Baila Comigo, composto por alunos do clube da Pessoa Idosa. “Caracterizados para a dança do carimbó, eles esbanjaram alegria e mostraram o quanto é importante se manter ativo para se sentir jovem. Eles são muito gratos por terem um lugar como esse para fazer amizade e praticar atividades que garantem o bem-estar no dia a dia”, ressaltou a professora de dança Sandra Helena.
Dorivane Pereira, de 80 anos, é uma das frequentadoras assíduas das aulas de aeróbica e prestigiou o evento. “Eu não podia perder esse momento de resgate cultural, onde posso dividir com as integrantes do grupo essa alegria de estar viva, de estar bem de saúde e espiritualmente”, declarou. Noelma Figueiredo, de 79 anos, participou da dança e disse que estava celebrando a vida depois de sobreviver a Covid-19 e a uma trombose. “Eu sou muito grata por ter um espaço gratuito e de qualidade para a terceira idade. Eu faço dança aqui no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa e posso dizer que desde então me sinto mais viva. Você entra aqui com seus problemas e sai sem eles depois das atividades recreativas e da troca de calor humano. Aqui não tem classe social, todos são tratados igualmente”, pontuou.
O dia 1º de outubro foi instituído como o Dia Internacional das Pessoas Idosas em 14 de dezembro de 1990, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de incentivar os países a chamarem a atenção e a desafiarem estereótipos negativos e equívocos sobre pessoas idosas e envelhecimento, e permitir que esses indivíduos realizem seu potencial. “Como temos o dia nacional e internacional, criamos a semana municipal para promover um entrosamento maior dos nossos alunos, incentivando a prática de uma vida cada vez mais saudável. O clube oferece durante todo o ano várias atividades recreativas, esportivas e também assistência à saúde, através do serviço social e de psicologia. Atualmente, temos mil alunos matriculados a partir dos 60 anos”, informou Raíssa Lacerda, secretária de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), pasta que administra o CRMPI.
O espaço é aberto ao público em geral e oferece durante todo o ano as seguintes atividades: hidroginástica, aeróbica, alongamento, oficina da memória, artesanato, vôlei de câmbio (adaptado para o idoso), ginástica gerontológica e dinâmica de grupo, além de atendimento com nutricionista, psicólogos e assistente social, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“A qualquer hora que um idoso nos procurar encontrará vaga, pois mantemos as matrículas abertas durante todo o ano. Atendemos o público em geral, não precisa ser servidor municipal”, destacou. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.