A Paraíba teve na noite dessa segunda-feira (13) o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado. A TV Arapuan saiu na frente e colocou cara a cara João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV) e Tárcio Teixeira (PSOL).
Para proporcionar aos eleitores uma visão diferente do embate, o Blog comentou nas ‘Rapidinhas do Gordinho’ a participação dos postulantes durante o enfrentamento. Além de expor o seu ponto de vista, o comunicador Fabiano Gomes trouxe detalhes dos bastidores do debate.
Veja aqui tudo o que aconteceu:
23h17 – Principais pontos fracos e fortes dos candidatos: Zé Maranhão é o mesmo de 1998; Lucélio deve passar mais credibilidade nas suas falas e mostrar mais conhecimento; João Azevêdo conhece o estado bem, tem dados na ponta da língua, mas tem um ponto fraco: passa muita arrogância na fala. Em resumo, João ganhou o debate.
23h07 – O senador Zé Maranhão deu um pequeno cochilo no intervalo comercial. Na verdade, duas pescadas.
23h06 – João Azevêdo apresentando bons resultados nas buscas por seu nome no Google em Campina Grande (100%). Em João Pessoa o socialista tem 41% das pesquisas, na frente de Maranhão (39%) e Lucélio (20%). (Fonte: Google Trends, às 23h02)
22h56 – Maranhão é claramente mais ríspido quando debate com Lucélio. Ele obviamente já sabe com quem estará no segundo turno, independentemente do resultado.
22h51 – É impressão minha ou João aprendeu direitinho com o governador Ricardo Coutinho a fazer malabarismo com os números referentes aos dados de obras e ações do Governo do Estado?
22h50 – Às 22h45, as buscas do Google se tornam praticamente igualitárias: João Azevêdo (@joaoazevedolins), Lucélio Cartaxo (@lucelioCartaxo) e José Maranhão (@josemaranhaopb) estão lado a lado nas buscas. Todos oscilando entre 20 e 21 “pontos” no gráfico.
22h44 – José Maranhão já pode pedir música no Fantástico: chamou Lucélio de Luciano 3 vezes.
22h42 – Eita que Maranhão está mentindo hoje com a gota. Dizer que Cássio Cunha Lima só gastou R$ 10 milhões e ele R$ 120 milhões no Hospital de Trauma de Campina Grande? Quem equipou o Trauma foi Ricardo, e inaugurou também. Resumindo: Cássio deixou a obra 80% pronta, Maranhão terminou a obra de pedra e cal e Ricardo equipou.
22h40 – O quarto bloco do debate será algo jamais visto em uma TV da Paraíba. Os candidatos ficarão em confronto de quatro minutos direto, ou seja, podendo bater boca um com o outro. Vai seu pau!
22h38 – Há oito minutos, Tárcio foi o mais buscado no Google na Paraíba e dividiu o topo com Maranhão. Nos últimos quatro minutos, João lidera as buscas.
22h22 – Maranhão em se tratando de debate é o inverso do vinho: quanto mais velho, mais ruim.
22h16 – Foi só eu que ouvi João Azevêdo afirmar e reafirmar ao senador Zé Maranhão que doze alunos da rede estadual de ensino passaram em primeiro lugar no curso de medicina?
22h13 – #VamosComJoão é o 8º termo mais popular no Twitter na Capital – entre usuários, palavras e hashtags.
22h08 – O que falta a João Azevêdo é só uma coisa em termo de comportamento: ser menos Ricardo e mais João.
21h59 – Terceiro bloco tem as mesmas regras. Sorteio no intervalo.
21h56 – João é, de longe, a grande surpresa do debate. Venceu de lavada essa primeira rodada de perguntas diretas entre os candidatos.
21h48 – O modelo do debate e o mediador é um show a parte. Arapuan acertou em cheio!
21h45 – Lucélio começa a fazer um discurso muito parecido com o de Cássio em 2014 sobre segurança pública. Parece um déjà vu. E essa história não terminou bem.
21h42 – Lucélio foi na jugular do governo: a segurança pública. João rebate com dados. Ambos estão surpreendendo.
21h38 – Maranhão mente quando diz que fez a duplicação Cabedelo-João Pessoa. A obra passou pelas mãos de três governadores: Ronaldo Cunha Lima, o próprio Maranhão e Cássio Cunha Lima, que inaugurou.
21h37 – Maranhão foi fazer um giro, fez um giral e levou o primeiro nocaute de Tárcio do debate.
21h34 – A hashtag do debate é 6º nos Trending Topics Brasil no Twitter.
21h26 – Eu não consigo saber quem foi pior nos dois minutos de apresentação: Zé ou Tárcio.
21h23 – Cá entre nós. Cabe ainda a quem foi governador da Paraíba três vezes, e senador duas, se apresentar dizendo: eu sou Zé Maranhão?
21h22 – Tanto João, como Lucélio, surpreendem e se saem muito bem nos dois minutos de apresentação.
21h19 – A tropa que acompanha Lucélio nos bastidores é toda de Pernambuco. Com exceção de Rodrigo Farias, ex-procurador geral do município.
21h15 – O cumprimento mais caloroso entre os candidatos foi entre José Maranhão e João Azevêdo.
21h11 – Todos os candidatos estão de terno e gravata. Exceto o do PSOL, que está só de blazer.
21h09 – A maior militância presente até o instante é a de João Azevêdo. O dobro de pessoas de Lucélio Cartaxo.
21h08 – Militância de Zé é a menor das três.
21h07 – Nos bastidores, Zé Maranhão disse que Deus está do lado dele. Ou seja, reivindicou para si Deus como cabo eleitoral.
21h02 – Ruy Dantas orienta José Maranhão nos bastidores antes de começar o debate, Luís Tôrres com João Azevêdo e Ricardo Melo com Lucélio Cartaxo.
Fonte: Blog do Gordinho