As pessoas compram carros usados por um motivo simples: é mais barato do que um novo. Qualquer pessoa que tenha um orçamento familiar apertado reconhece a necessidade de economizar algum dinheiro sempre que possível, mas, para além disso, o investimento em veículos de maior porte como é o caso da Nissan Frontier, usados, pode representar um ótimo custo benefício. Carros usados não são necessariamente veículos de baixa qualidade. Muitos têm motores duráveis que fornecem manutenção por muitos anos após a compra. Antes de sair para comprar um carro usado, você deve considerar os seguintes pontos para tomar a melhor decisão possível e não se arrepender depois:
ESTIPULE UM VALOR: Determine uma faixa de custo. Antes mesmo de começar, você deve decidir quanto deseja gastar no carro. Você também deve ter uma ideia de como a transação será financiada (por exemplo, por meio da concessionária, empréstimo bancário, cooperativa de crédito etc.). Certifique-se de que sua faixa de custo inclui incidentes, como peças extras ou quaisquer possíveis inspeções. Modelos mais exclusivos, como é o caso do Veloster, também precisam levar em conta que tanto o seguro, quanto a manutenção podem ter valores diferentes e mais expressivos.
O TESTE DRIVE É ESSENCIAL: Você precisa passar algum tempo ao volante do carro que está pensando em comprar, seja um off-road como é o caso da Nissan Frontier ou um hatch simples como o Chevrolet Celta. É fundamental que o teste drive permita que você avalie terrenos diferentes para conseguir sentir ao certo a dinâmica do veículo, por isso é recomendável que a pequena volta, inclua trechos como ruas laterais, estradas com curvas acentuadas e até mesmo rodovias.
PESQUISE O MODELO NA INTERNET ANTES: A Internet oferece uma grande oportunidade de saber mais sobre modelos de carros usados, antes de compra-los. Para isso, basta procurar informações em portais que forneçam não apenas a faixa de preço do veículo, mas reviews sobre o modelo, possíveis defeitos e deficiências e até informações sobre recall. A tabela FIPE também é uma grande aliada, na hora de avaliar se o modelo que você está pensando em comprar, possui um valor compatível com o valor de mercado praticado.
SEJA RACIONAL: Se você está em busca de um Veloster para comprar, mas mora em uma cidade de interior, muita área rural, por exemplo, é preciso avaliar se o modelo será compatível com o terreno e se não seria mais vantagem investir em uma pick-up, como é o caso da Nissan Frontier, por exemplo. Sua criança interior pode até querer um carro esporte elegante, mas sua família pode precisar de um SUV. Ao pesquisas por carros usados, é preciso ter em mente que a escolha deve ser racional, e que o modelo deverá ser aquele que melhor se adapta ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
AVALIAÇÃO MECÂNICA: Antes de assinar qualquer papel, converse com seu mecânico de confiança para a realização de uma possível inspeção. Isso não significa que o vendedor está tentando passar a perna em você, pois pode ser que ele também não saiba sobre os problemas presentes no veículo. A avaliação mecânica ajuda a identificar problemas que estão por debaixo do capô e que podem se tornar grandes dores de cabeça no futuro.
NEGOCIE SEMPRE: O preço indicado no site de carros usados não precisa ser o custo final. A concessionária de carros usados está disposta a negociar um pouco. Esteja certo de que você entende que esse é um bom negócio. Converse, veja as possiblidades e, acima de tudo, seja cordial com a pessoa que lhe atender, desta forma, você facilita e muito uma possível pechincha pelo modelo que você está interessado.
NÃO SE ESQUEÇA: Carros usados podem fornecer o transporte que você precisa para chegar ao trabalho ou sair de férias, da mesma forma que modelos zero quilômetro. Quanto mais perto ele se adequar às suas necessidades, mais uso você terá do automóvel. Comprar um carro usado exige a mesma quantidade de paciência e cuidado que você tem quando está procurando um imóvel, por exemplo. Independente de qual for o modelo, Celta, Corolla, Veloster ou até mesmo um Gol, é preciso ficar ligado e se atentar aos fatores que citamos acima para garantir que o seu investimento foi o melhor possível. E se você quiser saber mais detalhes sobre modelos seminovos ou até mesmo conhecer os benefícios de se comprar um carro usado, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e acompanhar todos os nossos conteúdos exclusivos.