A cidade de Alagoinha-PB está vivenciando por esses dias a Rota Cultural Raízes do Brejo, um circuito cultural que reúne 10 cidades da região polarizada por Guarabira, cujo objetivo é mostrar as riquezas e vender o potencial turístico de cada município. Na noite desta sexta-feira (7) foi a abertura com praça cheia e segue até o próximo domingo (9).
Com programação voltada para a história, arte, o artesanato, a culinária e a música o evento reuniu prefeitos das cidades de Alagoinha, Guarabira, Pirpirituba, Duas Estradas, Serra da Raiz, Lagoa de Dentro, Belém, Dona Inês, Pilõezinhos e Borborema.
A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação dos pavilhões municipais com seus respectivos prefeitos e a passagem da placa do Raízes do Brejo da prefeita de Belém, Aline de Lima, que foi a primeira a sediar o evento, para a prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto.
Em contato com a imprensa, a gestora de Alagoinha disse que depois de dois anos o circuito está de volta, mostrando a história, a arte e cultura do seu povo.
“Depois de dois anos estamos trazendo o Raízes do Brejo de volta e aqui estamos mostrando as nossas raízes. Quando você chega encontra o coreto da cidade, que tem história, lembranças da tv que reunia as pessoas. Fizemos a réplica do “Pirulito” (Obelisco), que representa a história do município. Só agradecer a Deus por tudo isso”, destacou Maria.
Prefeito da cidade de Guarabira, que passa a integrar a Rota a partir deste ano, Marcus Diôgo disse que o evento, que ocorre em novembro e vai coincidir com o aniversário de emancipação política do município, é oportunidade de congregar culturas, reunir famílias e aumentar a autoestima das pessoas.
A deputado estadual Camila Toscano (PSDB) prestigiou a abertura do evento e destacou sua ligação com o município e sua gente, disse ser uma alegria testemunhar a retomada do Raízes do Brejo e que não poderia faltar ao município e à prefeita Maria e demais que integram o projeto.
No palco atrações culturas como grupo de danças com misto de folclore, balé e poesia e apresentações dos artistas Vini Almeida e Fabiano Guimarães embalaram o público que lotou a praça até a madrugada.