O professor Emmanuel Chacon, em entrevista ao portal ClickPB, nesta quinta-feira (15) falou sobre o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que divulgou nesta quinta-feira (15) o edital para o concurso de mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, sendo 13 delas para João Pessoa e Campina Grande. A remuneração bruta inicial é de até R$ 5.905,79. Clique aqui e acesse o edital.
Ele deu dicas para entender quais serão as questões que a banca, Cebraspe, costuma trazer nos concursos, revelou estratégias para ser aprovado no certame e destacou os conteúdos que irão cair na prova. “A banca Cebraspe vem com uma prova de 120 questões no estilo de marcação certo ou errado. De modo que cada item que for marcado de forma errada vai anular uma questão certa. O candidato terá opção de deixar as questões que não souber em branco que não irá gerar perda de pontos. Serão 50 questões básicas e 70 específicas. Com toda certeza, tendo em vista que o tempo é muito curto até a data da prova, a parte de conhecimentos específicos deve ter maior atenção dos candidatos”, destacou Chacon
“Ética no serviço público, informática, raciocínio lógico, dentre essas três é de se esperar 25 a 30 questões, além de direito administrativo e constitucional mais 25 a 30 questões. Dentro de Administrativo é bem extenso e dentro desse assunto o candidato deve focar bem na lei 8.112 que sempre cobra essa lei que é o estatuto do servidor federal, bem como a lei 8.429 que é a lei de improbidade, além de poderes e atos administrativos. O aluno não tem mais tempo a perder e deve buscar auxílio dos professores para conseguir estudar bem”, revelou o professor.
Chacon, como é conhecido, explicou ainda sobre a possibilidade de mais contratações além das 13 vagas. “O candidato não deve se assustar com a pouca quantidade de vagas, pois há possibilidade de que os candidatos aprovados além desse quantitativo possam ser convocados”, avaliou.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será o responsável pela realização do concurso. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 27 de novembro.
As inscrições poderão ser feitas de 16 de setembro a 3 de outubro somente via internet, por meio do Link. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 e poderá ser paga até o dia 21 de outubro. O candidato deverá ter ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluídos até a data da posse.
Das mil vagas oferecidas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas a pessoas negras. não haverá reserva de vagas para provimento imediato, sendo mantido cadastro de reserva.
O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações). As lotações serão feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à Gerência Executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer.
Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.