A Câmara Municipal de Guarabira aprovou em sessão ordinária, nesta quinta-feira (27), requerimento de autoria do vereador presidente da Câmara, Raimundo Macedo (PSDB), que solicita à Ordem dos Advogados do Brasil que adote medidas para que estudantes possam realizar as provas do Exame de Ordem na cidade de Guarabira.
“Que esta Casa encaminhe oficio para a Ordem dos Advogados do Brasil (Federal) para que possa disponibilizar em Guarabira locais para a realização do Exame de Ordem, em benefício dos estudantes da região”.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa de acionar a OAB nacional surgiu a partir da demanda crescente de acadêmicos do curso de Direito que residem em Guarabira e nos municípios da região, que são obrigados a se deslocar a outros centros urbanos para realizar o Exame de Ordem, quando poderia ser feito em Guarabira.
Raimundo lembrou que há décadas o campus III da UEPB disponibiliza o curso de Direito e mesmo assim a OAB tem ignorado a necessidade de oferecer as condições para que estudantes realizem as provas em território guarabirense.
O vereador agradeceu ao colegiado pela aprovação da matéria e disse esperar que em breve haja uma resposta positiva à propositura de sua autoria.
O que é?
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, também conhecido como Exame de Ordem Unificado, Exame de Ordem ou Prova da OAB é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito no Brasil, em que demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia.