O Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba realizou uma reunião com os pré-candidatos a deputados estaduais e federais na quarta-feira (4) para tratar sobre as eleições proporcionais. De acordo com o presidente estadual do partido, foram evitados assuntos externos e, de fato, a pauta foi focada apenas nas eleições dos candidatos. Porém, o petista comentou sobre a possível aliança com a chapa de João Azevêdo (PSB) e o caso ganhou novos capítulos.
Às vésperas de decidir o futuro da sigla no estado, definição essa que acontece durante o Encontro de Tática Eleitoral do PT na Paraíba, no dia 28 de julho, Jackson mostrou insatisfação com a concretização do apoio a candidatura presidencial de Lula por parte do PSB na Paraíba. O presidente rechaçou completamente a possibilidade desse encontro ser adiado.
“Não posso decifrar o que os outros falam de forma indireta. Estamos chegando na reta final de um processo eleitoral, precisamos ter uma definição clara da posição dos grupos políticos. Fica falando de forma enigmática, não quero estar decifrando o que os outros falam. É preto no branco. O PT tem dito claramente: é fundamental para apoiar João, que ele apoie Lula. Isso não é pedir demais. É isso que queremos, é um palanque para Lula no estado. Tem que ter clareza do que queremos”, afirmou Jackson Macêdo ao Blog do Gordinho..
O petista disse que “o PT sabe de onde veio, aonde está e aonde quer chegar”, e destacou novamente que a prioridade do partido é a eleição de Lula para presidente. Para isso, a sigla deve ampliar o palanque na Paraíba, segundo Jackson, com todos aqueles que querem construir isso. “Quem não quiser construir essa possibilidade tudo bem. Mas o PT reafirma a necessidade de ter palanque para Lula no estado”, frisou.
Única condição para apoiar João é PSB garantir apoio a Lula na PB
O possível apoio do PSB ao PDT, mais especificamente à pré-candidatura do presidenciável Ciro Gomes, não vai reverberar na Paraíba, ao menos no tocante ao PT. Distanciando-se do discurso duro e impositivo das últimas semanas, o presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo (PT), garantiu, no dia 29 de junho, que o pré- candidato João Azevêdo (PSB) precisa apenas garantir apoio a candidatura presidencial de Lula para contar com o PT no estado.
“O PT da Paraíba agora reafirma a necessidade do apoio a João Azevêdo, desde que o palanque dele seja o do presidente Lula. Não temos mais nenhum condicionante, esse debate de presença na chapa majoritária, ou outros nomes que vão estar na chapa são um debate menor, se torna secundário nesse momento. O mais importante é o palanque do presidente Lula. João Azevêdo reafirmando seu apoio à candidatura de Lula, estaremos juntos com ele”, afirmou Jackson.
Fonte: Blog do Gordinho