Em cinco cidades da região polarizada por Guarabira, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal terminou em dor de cabeça para os prefeitos, que viram candidatos de sua preferência sendo derrotados.
Em Belém, Jacaraú, Logradouro, Mari e Pedro Régis, a estratégia foi a mesma. A oposição atraiu um vereador dissidente da base governista para ser o presidente.
Na cidade de Mari, o vereador Allison José, filho do ex-prefeito Antônio Gomes e aliado da prefeita Lucinha da Saúde, viu naufragar seu plano de voltar a presidir o Legislativo. Por 5 votos 6, ele foi superado pela vereadora governista Djá Moura, que atraiu o apoio de colegas da oposição.
O prefeito de Jacaraú, Márcio Aurélio, queria emplacar na presidência da Câmara o vereador Benício Ferreira, mas foi surpreendido pela eleição do parlamentar situacionista Genésio, apoiado pela oposição, que elegeu o vereador Perón Filho para presidir o Legislativo no 2º biênio.
Everton Gama, da bancada da prefeita Aline Barbosa, juntou-se à oposição e foi eleito presidente da Câmara Municipal de Belém.
Na cidade de Pedro Régis, o governista Téia do Abacaxi preferiu o apoio dos vereadores de oposição, e não, de seus colegas de situação, vindo a ser eleito presidente e desagradando a prefeita Micheli Ribeiro.
Em Logradouro, o prefeito Marinaldo Cruz viu parte de sua base de apoio na Câmara quebrar o acordo em favor da unidade e formar um bloco com a oposição, elegendo os vereadores Romildo Alves e Vetinho Bezerril presidente do 1º e 2º biênios, respectivamente.