Vereador do PSB de Guarabira, presidente eleito para o biênio 2019/2020, Marcelo Bandeira foi recebido em audiência no gabinete da promotora Danielle Lucena da Costa Rocha, na tarde da última terça-feira (28) encaminhando demanda de agricultores e produtores rurais de áreas do entorno do rio Guarabira.
De acordo com o parlamentar, o seu gabinete tem recebido diversas denúncias da poluição do rio, sobretudo após o sítio Escrivão. Os produtores relatam que a água utilizada para irrigação e criação de peixes e camarão está matando a plantação, os peixes e os crustáceos. Diante da problemática, Marcelo resolveu acionar o Ministério Público afim de apurar as causas da poluição e possíveis culpados.
A audiência contou com as presenças do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, José de Freitas, do presidente do sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira, Rubens Fernandes e dos produtores rurais José Lindolfo, Ednaldo Gonçalves, Valdir Cardoso, João Rufino e Antônio Paulino. Ainda esteve presente o representante do movimento jovem da Federação dos Trabalhadores da Agricultores na Paraíba, Gilcemar de Freitas.
A promotora ouviu os relatos dos produtores, disse estar sensibilizada com a situação atual de poluição do rio e se comprometeu em adotar as medidas necessárias para investigar os possíveis poluidores, que tem prejudicado o desenvolvimento da agricultura e piscicultura na área que depende da água do rio.
O vereador Marcelo disse ter ficado satisfeito com a receptividade do Ministério Público e que espera uma resposta rápida para que a água possa ser utilizada para irrigação e criação.
“Eu saio daqui com a consciência tranquila de que estou fazendo minha parte na condição de parlamentar, mas não apenas isso, porque eu moro na zona rural, sou conhecedor do quando a poluição do rio prejudica a quem quer trabalhar. Esperamos que em muito breve isso tenha uma solução. Todos nós percebemos o comprometimento da promotora em resolver essa questão e estamos esperançosos”, falou Bandeira.