A Polícia Federal cumpre mandados em São Bento, no Sertão paraibano, na manhã desta quarta-feira (26), em operação contra o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica no Pará. Estão sendo apurados a comercialização clandestina de madeira extraída irregularmente, a receptação de madeira ilegal e a manipulação de créditos florestais, com a inserção de dados falsos no sistema SISFLORA, permitindo a emissão de Guias Florestais ideologicamente falsas.
A Operação Hardwood cumpre 6 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão com alvos nas cidades de Uruará/PA, Senador José Porfírio/PA, Anapu/PA, São Bento, Santarém/PA e Mojuí dos Campos/PA. Todos foram expedidos pela Justiça Federal, TRF1 Subseção de Santarém.
O inquérito policial que deu origem à operação deflagrada hoje teve início no ano de 2020 com a apreensão de 60 toras de madeiras realizada pelo IBAMA, ocasião que resultou no ataque de supostos madeireiros contra um fiscal do IBAMA, que fora atingido por uma garrafa na cabeça.