Na Paraíba, há 217 municípios aptos a aderir ao Selo Unicef. Ao fazer isso, a gestão assume o compromisso em manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.
Deste total, 155 já assinaram o termo de adesão, mas ainda faltam 62 cidades paraibanas aderirem à iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A ideia é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes que vivem nos municípios localizados nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Participação gratuita
A participação dos municípios é gratuita e deve ser feita no site www.selounicef.org.br. Ao aderir à iniciativa, os municípios passam a contar, ao longo de quatro anos, com o apoio do UNICEF e de seus parceiros implementadores.
O objetivo é o fortalecimento da gestão local na implementação de políticas públicas, no desenvolvimento de capacidades de gestores e técnicos municipais.
Além de promoção da mobilização social, incentivando a avaliação e o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.
Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.
“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida de meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco na infância e adolescência”, ressalta o chefe do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen.
Um total de 2.311 municípios de 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido estão aptos à iniciativa, que reuniu 1.924 participantes na edição passada.
Parceria
Na Paraíba, a Asserte, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha em defesa da educação, saúde e assistência, é a parceira implementadora do Selo UNICEF – Edição 2021-2014.
Resultado da Paraíba na edição anterior
Na edição passada do Selo UNICEF, dos 169 municípios paraibanos participantes, 32 receberam a certificação por implementarem avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Na Paraíba, 88% dos munícipios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.
Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas a aqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir.
Ensino Fundamental
No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF na Paraíba, a redução foi maior: 11,5%.
LISTA DO MUNICÍPIOS PARAIBANOS QUE FALTAM ADERIR AO SELO UNICEF | ||
Alagoinha AraçagiArara
Areial Belém Bom Sucesso Brejo dos Santos Cachoeira dos Índios Cacimba de Dentro Cacimbas Caiçara Caldas Brandão Casserengue Catingueira Catolé do Rocha Caturité Cruz do Espírito Santo Cuitegi Diamante Esperança Itaporanga
|
ItapororocaJacaraú
Juarez Távora Lagoa de Dentro Lastro Mãe d’Água Malta Marcação Mari Massaranduba Mato Grosso Maturéia Mulungu Natuba Nova Olinda Nova Palmeira Passagem Pedra Branca Pedro Régis Pilar Pirpirituba
|
QuixabaRemígioRiachão
Riachão do Bacamarte Riachão do Poço Riacho dos Cavalos Rio Tinto Santa Cecília Santa Rita Santa Teresinha Santana de Mangueira São Domingos São José de Piranhas São Miguel de Taipu Serra Branca Serra Grande Sobrado Sousa Tavares Várzea
|
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo.
Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em www.unicef.org.br e no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.