O município de Pilões atingiu nesta última sexta-feira (5) mais de 200 pilonenses que já receberam a vacina contra a covid-19. Hoje, a cidade ultrapassa o número de casos confirmados da doença desde a primeira confirmação. O motivo de esperança para uma saída definitiva da pandemia de covid-19, fez com que a prefeita Socorro Brilhante tivesse a iniciativa de aderir ao Consórcio Nacional constituído pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, que irá garantir vacina para a população.
“Atingimos uma meta jamais esperada em nosso município. Pilões chegou a ter mais mais pessoas imunizadas do que casos confirmados da Covid-19, isso é uma grande vitória, principalmente, dos profisisonais da saúde que se dedicaram desde o inicíio da Pandemia, em março de 2020”, comentou a Prefeita.
A prefeita acrescentou as estratégias das medidas de prevenção que foram executadas, durante a pandemia. “Desde o início nós criamos campanhas de conscientização e distribuímos mais de 5 mil máscaras, fizemos barreiras sanitárias nas entradas da cidade e na feira livre, higienização nos locais com mais aglomeração de pessoas, lavatórios em estabelecimentos com mais visitação, entre outras ações que ainda estamos realizando. Pilões está a cada dia mais imunizada. Sobre a vacinação, não temos privilégios, todos estão esperando a sua vez e obedecemos os grupos prioritários orientados pelo Ministério da Saúde”, frisou.
“A todo o momento esperamos por este momento, pensando nisso, estamos preparados para atender a população pilonense na maior campanha de vacinação do mundo. Nós estamos trabalhando muito para garantir segurança a todos os pilonenses. Pilões está pronta!”, comentou a secretária municipal de saúde, Marciela Roque.
No vacinômetro do município afirma 201 doses aplicadas, sendo 145 pessoas vacinadas com a 1ª dose e 56 pessoas já sendo contempladas com a 2ª dose.
Sobre o Plano de Vacinação Municipal de Pilões
No plano, está definido que nesta primeira fase serão contemplados os grupos de profissionais da saúde e pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, além de pessoas de 80 anos e mais, 75 a 79 anos e indígenas. A primeira fase ainda continua em execução. Já na segunda fase, teremos três grupos, serão pessoas de 70 a 74 anos, os de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64 anos.
Na terceira fase, teremos o grupo de pessoas portadoras de diabetes, Hipertensão, Doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal/doenças cardiovasculares e cérebro vascular, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC maior ou igual 40).
Já na quarta fase teremos os grupos de professores, nível básico ou superior o grupo das forças de segurança e salvamento , além de funcionários do sistema prisional.