A Paraíba registrou nos três primeiros meses de 2019 cerca de 478 acidentes de trabalho. Para tentar amenizar esses índices, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) lançará essa semana a campanha “abril verde” .
Em entrevista ao jornalista Heron Cid, canal de vídeo do Portal MaisPB, o juiz do trabalho, Adriano Dantas, falou da campanha e abordou dados curiosos sobre as questões dos acidentes de trabalho que na Paraíba são liderados pelos setores da construção civil e calçadista.
Para ele, apesar dos números de acidentes serem epidêmicos, ainda se encontra dificuldade para fazer os trabalhadores utilizarem os equipamentos de segurança.
“Tem que mostrar ao empregador e ao trabalhador que prevenindo todos ganham. Um dos casos que chama a atenção é questão dos postos de combustíveis. Poucos frentistas usam os óculos, a máscara e a luva. Quando você chega em um desse postos, eles estão com os óculos na cabeça, a mascara no pescoço e a luva no bolso. Tem que fiscalizar e exigir o uso”, destacou.
o juiz também foi instigado a falar sobre a Reforma Trabalhista realizada durante o governo do presidente Michel Temer. Para ele, o projeto necessitava de mais maturação.
“Eu particularmente acho que não tenha sido o diploma ideal. A reforma era necessária, precisava de um pouco mais de maturação e uma discussão mais profunda e até mesmo mais ampla. Mas já está aí, foi bem aplicada e bem assimilada”, destacou.
Maispb