A Paraíba recebe nesta segunda-feira (3) 121.440 doses de vacinas contra a Covid-19. No total, são 113.250 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 8.190 doses da vacina da Pfizer. As doses devem chegar ao Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, às 15h40.
Esta é a primeira remessa do imunizante da Pfizer a chegar no estado. As vacinas vão ser destinadas a pessoas com comorbidades nas cidades próximas à João Pessoa, por causa das condições necessárias para o armazenamento do imunizante.
As doses precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. A vacina da Pfizer é administrada em duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses).
O Ministério da Saúde recomendou que a vacina seja destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.
Conforme o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, tanto as doses da Pfizer quanto as da Astrazeneca vão ser destinadas a profissionais de saúde, quilombolas, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos.
Em João Pessoa, já estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades a partir de 45 anos e trabalhadores de saúde a partir dos 35 anos. Além das pessoas com hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3, também foram incluídos no grupo de risco os hemofílicos a partir de 18 anos e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.