Huan Huan, uma panda fêmea emprestada por um zoológico chinês ao ZooParc de Beauval, na França, deu à luz dois gêmeos saudáveis na madrugada desta segunda-feira (2).
Os bebês são parte da família de pandas do zoológico, que inclui o pai Yuan Zi e seu irmão, Yuan Meng, que nasceu em 4 de agosto de 2017.
“Os dois bebês são rosas. Ambos estão em perfeita saúde”, disse o presidente do ZooParc de Beauval, Rodolphe Delord. “Eles parecem bem grandes. Eles são lindos”.
Os bebês a princípio são duas fêmeas, mas o sexo só poderá ser determinado com segurança dentro de alguns dias, segundo Baptiste Mulot, diretor do departamento veterinário do zoológico.
“Os 10 primeiros dias são o período sensível”, disse Mulot. “Huan Huan se comporta melhor. Tem os gestos de uma boa mãe. É um nascimento muito lindo”.
Funcionários do zoológico dizem que Huan Huan era bastante desajeitada em 2017, quando deu à luz pela primeira vez (veja mais abaixo), mas agora já tem os reflexos de uma boa mãe.
Os pequenos pandas nasceram à 1h03 (horário local, ou 20h03 de domingo em Brasília) e receberão nomes em até 100 dias. A tarefa será da primeira-dama chinesa, segundo o zoológico.
Uma cuidadora chinesa do Centro de Pesquisa Panda Gigante de Chengdu assistiu ao parto e conseguiu resgatar um dos bebês para colocá-lo em uma incubadora. O primeiro bebê pesa 149 gramas, número “muito tranquilizador” para uma cria panda. O segundo, que ficou um pouco mais tempo com a mãe, 128 gramas.
“Quanto maiores, menos frágeis. Estão na parte superior porque ao nascer devem pesar entre 100 e 150 gramas”, explicou a veterinária Lucie. Mesmo assim, eles são “frágeis e imunocomprometidos”, pois nascem doentes, cegos, nus e incapazes de se mover.
No ambiente natural, apenas um dos dois recém-nascidos sobrevive, com a mãe cuidando apenas do mais forte. No zoológico, os tratadores têm duas incubadoras, para manter os bebês aquecidos.