O fato aconteceu na Rua Joaquim Rodrigues, Centro, Belém-PB, quando a guarnição comandada pelo Capitão Leite estava participando da Operação Nômade na área da 3ª Cia/4º BPM e foram acionados por populares informando que 2 indivíduos estavam passando moeda falsa de 10 e 20 reais no centro da cidade.
A guarnição diante das informações saiu em diligencia, vindo a localizar um dos suspeitos e o mesmo confessou ter passado uma cédula de 20 reais no estabelecimento de um senhor de 70 anos de idade. Ainda nas buscas foi encontrado no mesmo local uma folha impressa de notas de 10 e 20 reais, sendo indagado ao suspeito onde estaria seu comparsa, foi apurado que ambos haviam se hospedado em um hotel na cidade de Solânea. Sendo assim, a guarnição seguiu para Solânea e com o apoio da guarnição do CPU e Núcleo de Inteligência da 7ª CIPM, foram ao Hotel onde localizaram o segundo suspeito e no quarto onde o mesmo encontrava-se, foi apreendido 20 (vinte) cédulas 10 reais e 13(treze) de 20 reais, todas falsas, uma impressora HP, dois cartuchos de impressora, duas folhas com cédulas falsas impressas, duas réguas e dois aparelhos celulares Motorola, entre outros objetos.
Os acusados e todo o material apreendido foram conduzidos a delegacia de Guarabira onde foram apresentados ao delegado plantonista para serem adotadas as medidas previstas em lei.