Frederick Waldhausen Gordon, de apenas 10 anos, já derrotou um grande mestre do xadrez.
Mas esse jovem talento escocês não quis compartilhar sua empolgação pela vitória com seus colegas de escola porque tinha medo de passar a impressão de que estava querendo se exibir.
Gordon começou a jogar xadrez aos 6 anos e, em menos de uma semana, já era capaz de ganhar de seus pais, ambos com doutorado em matemática.
Ele se juntou ao Clube de Xadrez de Edimburgo, na capital da Escócia, e começou a praticar duas horas todos os dias, quatro vezes por semana, depois das aulas.
O prodígio também assistia a vídeos no YouTube com os melhores jogadores do mundo e sempre ouvia atentamente os conselhos de seu professor de xadrez, um amigo da família.
Gordon sagrou-se campeão britânico na categoria sub-10 e também conquistou o título de melhor jogador escocês de até 18 anos.
Em março, ele derrotou Bogdan Lalic, considerado um grande mestre do esporte, em seu caminho para a vitória em um torneio promovido pela Federação Inglesa de Xadrez.
O menino enfrentou adversários adultos em seis jogos, mas considera que a partida mais emocionante foi mesmo contra o croata Lalic, de 57 anos.