A Antologia de Contos Nordestinos Muito Além da Ficção é justamente uma obra organizada por Lucas Medeiros e Kely Menezes, na qual eles selecionaram onze autores e um prefaciador, totalizando 14 escritores já com a organização. Em 2024, a obra Muito Além do Terror era lançada em Guarabira, a homenagem ao gênero de gerar medo e calafrios surtiu efeitos, sendo um deles a necessidade de se desenvolver um coletânea, ou melhor, uma sequência.
Quando questionamos Lucas sobre como está sendo organizar essa nova obra, ele nos respondeu:
“Só está sendo possível graças ao empenho da Kely, inclusive, tudo começou com ela. Kely deu a ideia de criar um projeto do tipo Antologia. Na época, ela já tinha vontade de escrever e assim se lançou. Ela achou cedo se lançar como organizadora, mas após sentir e ver como tudo funciona, ganhou asas na escrita e assim, já teve outra publicação por meio da obra Erudição da 8ͣ Antologia Poética AIL/2025. Eu senti que já era o momento dela segurar o volante comigo e assim, graças a ela, está sendo possível realizar essa nova obra”.
Já para a nova organizadora, perguntamos o que ela acha dos textos apresentados pelos autores, e assim ela nos respondeu:
“Textos únicos e cheios de identidade pessoal, é isso o que eu acho. Cada autor expôs de maneira brilhante a sua visão de um futuro imprevisível, abordando temas extremamente necessários e pertinentes à nossa sociedade como um todo. É maravilhoso pensar que a nossa iniciativa de desafiá-los a escrever sobre isso possibilitou que conhecêssemos essa criatividade genuína de cada um dos autores selecionados”.
Lucas, quais resultados você espera alcançar com essa obra?
“Eu espero que este livro cause curiosidade e desperte o desejo das pessoas na literatura nordestina. Além disso, espero também que possamos alcançar novos escritores e artistas que desejem publicar suas obras e assim fomentar a arte em Guarabira e região. O meu desejo e o de Kely é sempre permitir que hajam publicações anualmente, pois temos muitas ideias que iremos anunciar em breve’’.
Agora, para finalizar a entrevista, Kely, nos conte qual a importância das mulheres neste livro?
“Essa é uma pauta que eu já venho defendendo há bastante tempo. Há uma carência considerável de mulheres na literatura guarabirense e é extremamente gratificante ser a ponte que possibilita a publicação de escritoras tão talentosas. Meu maior desejo é que essa obra alcance mais mulheres para somar conosco, não podemos nos esconder. Precisamos ocupar o espaço que nos é devido. Nossas palavras fazem toda a diferença na construção de uma sociedade melhor”.
Os organizadores destacam a felicidade por cada autor selecionado para fazer parte do livro, sendo eles: Alex Douglas; Ana Martha Barrense; Doutora Anilda Alves; Antônio da Costa; Daniel Gomes; Elciane de Lima Paulino; Mário Vinícius; Mateus Targino; Paulo Atanásio e Sebastião Formiga.
A data de lançamento vai ser anunciada em breve no instagram: (@muitoalemdaescritagba).