Com duas variantes novas da #Covid-19 em circulação no mundo, a #Eris e a #Pirola, os casos da doença têm crescido e ligaram um sinal amarelo em especialistas. Epidemiologistas apontam que, mesmo com a doença se tornando menos letal, isso não é motivo para se descuidar: a onda de infecções vivida agora pode ser maior do que imaginamos.
O alerta foi feito por médicos entrevistados pela CNN Internacional. Para eles, o crescimento de casos a cada semana pode ser apenas a ponta do iceberg.
“Há mais transmissão do que os dados de vigilância epidemiológica indicam, já que há menos gente se testando. Devemos estar atentos aos números, já que o crescimento revela uma grande ameaça”, afirma a epidemiologista Janet Hamilton, diretora executiva do Conselho de Epidemiologistas Estaduais e Territoriais dos #EUA.
O aumento de #testes positivos também tem sido observado no Brasil. Estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica #Abramed e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostraram que o número de casos positivos de #coronavirus dobrou nas últimas semanas de agosto em relação ao registrado anteriormente.
A pesquisa da Abramed, por exemplo, revelou um aumento na taxa de testes positivos de #Covid na segunda semana de agosto. Foram registrados 13,8% exames com o vírus, enquanto o diagnóstico da última semana de julho teve uma taxa de 6,3%.