Logo após a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) determinou o bloqueio das contas da Câmara Municipal e orientou que a Prefeitura de Sapé não fizesse o repasse do Duodécimo ao Poder Legislativo até que a situação seja resolvida. Dessa forma, agindo dentro da Lei, a nova Mesa Diretora teve acesso ao prédio da Câmara Municipal com a ajuda de policiais.
“Temos uma decisão judicial e uma eleição já realizada para o novo biênio. Não é possível que o vereador Abraão Júnior tente se manter no poder de toda forma. É preciso respeitar as regras do jogo democrático. Por isso, nesta sexta-feira, solicitamos a ajuda policial para termos acesso à Câmara para trabalhar pelo nosso povo. Temos pautas importantes para votar e assuntos de interesse da população para discutir”, disse o novo presidente eleito Arquimedes Natércio.
Os outros novos dirigentes do Legislativo sapeense são os vereadores Antônio João Adolfo Leoncio, eleito Vice-Presidente; vereador Davyd Matias de Souza, eleito como 1° Secretário, e José Agamenon Gomes de Brito, eleito como 2° Secretário. Eles estarão responsáveis por dirigir os trabalhos do Parlamento Municipal no período de 24/03/2023 a 31/12/2024.
A sessão extraordinária para eleição da nova Mesa Diretora foi realizada no último dia 23 de março na sede da Biblioteca Municipal, já que a Câmara Municipal foi fechada pelo então presidente, Abraão Júnior, que enviou comunicado aos vereadores alegando que um curto circuito nas instalações elétricas do prédio impossibilitaria o funcionamento da Casa e dos trabalhos legislativos nos próximos dias. O problema só foi anunciado após a decisão do TJPB em realizar novas eleições na Casa.
Da Assessoria