Por causa da leitura atual que se tem na região central do Pacífico Equatorial, que está com a temperatura cerca de 1,7ºC abaixo da média, já é possível afirmar que se configura o início do fenômeno La Niña, de intensidade moderada.
Com o evento La Niña, o clima em várias partes do mundo começa a ser influenciado, e uma das regiões beneficiadas é o semiárido do Nordeste, que abrange cidades da PB, PE, PI, CE, RN, AL, SE, MA, BA e MG.
Segundo a Lei nº 13.568, de 21 de dezembro de 2017, Mossoró no RN é denominada a capital do Semiárido Brasileiro.
Para o Físico e meteorologista Rodrigo César, a atual situação do oceano pacífico nos permite acreditar em ótimas notícias para o mês de novembro e dezembro de 2020, além de janeiro de 2021.
Físico e Meteorologista Rodrigo Cézar
Segundo ele, nunca foram registradas chuvas de forma geral em todas as regiões do estado no mês de novembro, como as que ocorreram no Cariri, Sertão e Alto-Sertão da PB.
“Em novembro de 2013 e 2014, 2018 e 2019 foram registradas chuvas de forma isolada, e em pouca quantidade. Não se tem nada na literatura, que informe chuvas como as que ocorreram agora no Sertão e Alto-Sertão”. Declarou.
Essas chuvas no início deste mês se devem a uma forte frente fria que teve início no Sul da Bahia, e se estendeu até o estado do Pará.