O narcotraficante boliviano Pedro Montenegro Paz, foragido da Justiça brasileira desde 2015, foi preso na Bolívia neste sábado (11). Ele foi apresentado à impressa no comando da polícia na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
(Correção: ao publicar essa reportagem o G1 errou ao identificar o narcotraficante preso como brasileiro. Ele é boliviano. A informação foi corrigida às 14h50.)
O ministro de governo Carlos Romero, disse que Pedro se dedicava a ações de tráfico de drogas no país e que a captura veio após intensa busca e a um cerco onde Pedro encontrava-se.
“A intensa busca realizada na cidade de Santa Cruz e em outras províncias praticamente cercou o senhor Pedro Monteiro, minimizando a possibilidade de fuga e fazendo com que ele se entregasse”, explicou.
O ministro ainda afirmou que a prisão ocorreu graças a um trabalho em conjunto entre as polícias da Bolívia, Paraguai e do Brasil. Montenegro teria conexões com traficantes do Brasil, Colômbia e Panamá.
A polícia identificou e confiscou bens do narcotraficante, entre eles, estão 7 imóveis e 48 veículos, totalizando um valor estimado em US$ 4,1 milhões. De acordo com o governo boliviano, Pedro era procurado pela Interpol após a expedição de um mandado de prisão no Brasil por tráfico de drogas.