O Ministério Público da Paraíba e o Comando-Geral da Polícia Militar firmaram, na manhã desta quinta-feira (01/09), um termo de cooperação técnica para a realização da ação “Cidadania Ativa”, que tem como objetivo aproximar o MPPB da comunidade. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e pelo comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca de Souza.
Participaram da solenidade o corregedor-geral do MPPB, Álvaro Gadelha Campos; as coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional (CAOs), promotoras Fabiana Lobo (Saúde, Meio Ambiente e Consumidor) e Fábia Dantas Pereira (Criança, Adolescente e Educação; o secretário-geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega; o subcomandante-geral da PM, coronel Ronildo Sousa; e o representante da ONG Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Ricardo Rian.
O procurador-geral agradeceu à PM por todo o apoio e destacou a importância do diálogo e da união entre as instituições em prol da sociedade. “Internamente sempre buscamos dialogar e unir para que a ação seja mais eficiente. E externamente é da mesma forma, buscamos dialogar com outros atores, com outros órgãos que também têm atribuições naquela atividade para que, juntos, possamos construir mais facilmente e obter melhores resultados”, declarou.
Ainda conforme o PGJ, o termo de cooperação com a Polícia Militar é o pontapé inicial de uma ação que dará resultados para a sociedade. “Desejo toda sorte na execução da ação para que sua concretização possa dar frutos de forma que o nosso principal cliente, que é o povo, seja melhor assistido”, disse.
O comandante-geral da PM também salientou a importância da união entre as instituições. “Não temos dúvidas de que essa integração irá frutificar até porque percebemos que o objetivo é proporcionar à população mais carente algo de bom. Quando fazemos algo que impacta positivamente a vida de pessoas carentes estamos, sobretudo, honrando a Deus que nos deu essa oportunidade. Temos certeza de que essa ação vai ser muito positiva para o estado da Paraíba”, afirmou.
A promotora Fabiana Lobo, idealizadora da ação, lembrou que, com a pandemia, houve um afastamento em razão das barreiras físicas e digitais e, com a ação “Cidadania Ativa”, o MP quer se tornar mais próximo da comunidade. Ela informou que inicialmente a ação será realizada no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa.
“O Ministério Público irá lá se integrar com a comunidade, conhecer as lideranças comunitárias. A Polícia Militar será um dos atores principais desse engajamento e servirá de base para receber as demandas sociais. É um momento de aproximação do Ministério Público com a comunidade”, explicou a promotora.
Durante a ação, serão realizadas rodas de conversa com a participação de representantes do MPPB, da PM e de líderes comunitários a fim de serem apresentadas demandas locais relacionadas à cidadania, com encaminhamentos, orientações e intermediação de possíveis soluções para os problemas indicados.