O médico Arthur Trindade, especialista em Otorrinolaringologia, revelou o que há de mais novo em relação a tratamentos para respirar e dormir melhor. Durante o programa 20 minutos com Clilson Júnior, o médico detalhou que o paciente deve buscar acompanhamento especializado.
A ausência de um sono de qualidade compromete a saúde durante o dia, de acordo com o médico. “Os pacientes que não dormem bem geralmente vivem menos, tem maiores chances de ter doenças neurodegenerativas, como o próprio Alzheimer, aumento de hipertensão arterial e diabetes ao longo da vida”, afirmou Arthur Trindade.
A partir das consultas, o profissional vai realizar uma avaliação anatômico-fisiológica da via aérea e fazer um exame chamado polissonografia para avaliar como proceder. O médico explicou ainda que dentre os tratamentos para o ronco estão a fisioterapia, atuando no fortalecimento da musculatura da faringe; além disso também podem ser utilizados dispositivos e aparelhos. Outra possibilidade é a realização de cirurgia.
Para melhorar a qualidade do sono, o médico cita que é necessário criar rotinas pré-sono. “Uma hora antes do seu horário padrão de dormir, se desliga. Se desliga da tela, da TV, do computador, do celular. Começa a fazer atividades mais relaxantes: pega um livro pra ler, vai conversar com o esposo, a esposa, com as crianças. Tentar fazer atividades que liberem endorfina, mas sem chamar sua atenção, sem gerar alerta. E também antes desse período, fazer atividades que exponham à luz solar”, explicou Arthur Trindade.
Graduado em Medicina pela UFPB, Arthur Trindade tem residência médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM-SP). Ele também é especialista em Otottinolaringologia e em Medicina do Sono pela Associação Médica Brasileira (AMB) e membro titular da Associação Brasileira de Sono (ABS).