Após a vitória do Vasco por 3 a 0 sobre o Botafogo com autoridade neste domingo, em São Januário, o treinador Vanderlei Luxemburgo exaltou o espírito dos jogadores no clássico. E disse que, para vencer, era necessário “ralar e suar” citando vitória vascaína no duelo de rivais em 1976, quando Roberto Dinamite marcou um lindo gol após aplicar chapéu no adversário Osmar Guarenelli, ex-zagueiro.
– Vitória contra um adversário que tem tradição, e rivalidade é muito grande, essa coisa vem de longo tempo. Um dos gols mais bonitos da história de Vasco da Gama x Botafogo vem do Dinamite, o maior jogador da história do Vasco da Gama, é num jogo em que o Roberto dá um chapéu no Osmar Guarnelli. Citei isso na preleção hoje. Para ganhar, tem que ralar e suar. Encontramos adversário difícil, centroavante com a bola aérea muito forte. Encaixamos e passamos a ter a superioridade. Era adversário de confronto direto, jogo de seis pontos.
Confira outros tópicos:
Base forte decisiva no jogo
– Pode ter 16, 17, 18 anos. O Vasco tem tradição de base. Boto para cima e dou a chance para eles. A continuidade depende do que eles podem produzir.
Talles Magno em ascensão
– O Talles é um jogador que botei para jogar muito jovem, estava na reserva dos juniores. Ele estava meio que largado. Na primeira atuação comigo, dei um esporro nele porque ele vinha massageando a mão. Saiu correndo do departamento médico, e eu disse que não queria vê-lo massageando mão.
Acho que em algumas bolas ele poderia arriscar um pouco mais, puxar para dentro como puxou em algumas jogadas com o Cano. Ele tem potencial para evoluir ainda mais comigo.
Discussão ente Pikachu e Castan
– Discussão tem que ter, não estamos em igreja ou teatro. Aqui dentro resolve o problema.
Pênalti batido por Pikachu
– Cano sofreu o pênalti (na verdade quem sofreu foi Pikachu) e cedeu ao Pikachu porque tinha um ano que Pikachu não botava a bola para dentro. Achei legal o Cano que é o nosso artilheiro, entender e dar para o Pikachu ganhar no emocional.
Importância de Henrique
– O pessoal quer que o Henrique faça o gol. Lateral a primeira função é defender, a segunda é apoiar e a terceira é resolver na linha de fundo. Disse para ele botar um algodão no ouvido. Bruno e Henrique deram condição de Castan ficar melhor posicionado em campo.