Cotado para ser um dos candidatos ao Senado na chapa que será encabeçada por João Azevêdo (PSB), o deputado federal Luiz Couto (PT) vai aguardar até 1º de agosto uma definição da direção nacional do seu partido, a quem caberá a decisão sobre seu futuro na disputa eleitoral deste ano.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (27), por meio da assessoria, Luiz Couto disse que entende todas as manifestações de aliados, eleitores e da imprensa paraibana, mas prefere se manter em silêncio sobre a possibilidade de disputa do Senado.
“Eu sou um homem de partido. Disse isso desde o início e mantenho minha palavra. Sendo assim, caberá ao PT Nacional decidir meu futuro e me oferecer as condições para a disputa”, argumentou o parlamentar.
Na nota, Couto afirmou ainda: “Quando digo isso, quero deixar claro que será uma prerrogativa da direção nacional estabelecer esse diálogo com o governador Ricardo Coutinho, aliado de primeira hora a quem muito respeito. O anúncio da decisão, seja ela qual for, deve partiir do PT, já que nunca fui candidato de mim mesmo”.
O deputado se apresentou ainda como um soldado do partido e disposto a seguir as deliberações da instância partidária. “Sou um soldado do partido e estou nele para construir e agregar. A missão que me for dada será missão cumprida, com a confiança inabalável que tenho em Deus e a vontade intensa de contribuir para melhorar a vida dos paraibanos”, declarou.
Luiz Couto, que cumpriu agenda ontem, Campina Grande, Queimadas e Congo, se recusa a falar sobre esse assunto e anunciou que vai aguardar uma posição da direção nacional.
O que diz o PT da Paraíba
O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo, disse que o PT já decidiu apoiar a decisão que Luiz Couto tomar, em relação à disputa eleitoral, mas revelou a preocupação com a necessidade manutenção da representação petista na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, é preciso que o parlamentar procure a direção estadual para dialogar e discutir a possibilidade dele disputar o Senador. “Eu particularmente sou muito simpático a tese de ter Luiz Couto como candidato a senador. Eu sempre defendi isso dentro do PT. Mas é importante que o PT faça um movimento para não perder o mandato de deputado federal”, declarou.
De acordo com Jackson Macedo é importante que o PT construa a unidade interna em torno de uma candidatura petista para deputado federal, para que no caso de Luiz Couto ir para o Senado, o partido manter a representação atual. “Temos que discutir essa questão. Temos que garantir um substituto para Luiz Couto, como forma de permanecer com o nosso deputado federal, representando o PT da Paraíba no Congresso Nacional. O que tem de real, no momento, são essas questões”, afirmou.
Macedo disse ainda, que o partido apóia a decisão de Luiz Couto, seja ela qual for. “O PT já decidiu, o que Luiz Couto decidir o PT vai está com ele, vai caminhar junto com ele, vai dar todo o respaldo, toda a força necessária ou para sua reeleição ou para uma candidatura ao Senado, caso ele realmente coloque o nome à disposição para ser candidato a senador”, revelou.
*Adriana Rodrigues, do Jornal Correio da Paraíba
Fonte: Portal Correio