Peço que leia e se possível nos ajude a sermos ouvidos.
QUEREMOS TRABALHAR!
No dia 24 de julho desse ano, o concurso de São José dos Ramos completou 2 anos de homologação. Infelizmente, muitos dos aprovados dentro das vagas estão a mercê da própria sorte sem previsão ou expectativa de tomar posse nos cargos que foram aprovados no concurso do referido município. Apesar de já ter se passado 2 anos, isso mesmo, são dois anos de concurso, o município não convocou, em alguns cargos, nem os primeiros aprovados. Muito menos apresentou um cronograma de convocação, como fazem os demais municípios que realizam concursos públicos. Contudo, observa-se facilmente o crescimento de contratos por excepcional interesse exercendo cargos de carreiras.
Assim como eu, a maioria queimou as pestanas de tanto estudar para conseguir a tão sonhada aprovação e acredito que a gestão tenha tido tempo o suficiente para planejar as nomeações dos aprovados. Será possível que terminaremos esse mandato eletivo sem sermos convocados? O que justifica o município manter tantos contratos quando há aprovados?
Após o retorno das atividades o município precisará capacitar e treinar servidores para lidar com a nova realidade pós-pandemia. Os servidores precisarão seguir protocolos de saúde, as instituições municipais, como postos de saúde, escolas e secretarias terão que capacitar e treinar os profissionais para essa nova realidade. Façamos a seguinte pergunta: É economicamente viável e inteligente capacitar servidores temporários para o retorno das atividades? Que, se deus quiser, serão normalizadas em breve. Ou é mais viável e inteligente capacitar os profissionais que aguardam a tão sonhada convocação e serão efetivados no município? O que pensa a gestão? O que pensa os órgãos fiscalizadores? O que pensa a sociedade?
Como visto, na imagem abaixo, o site Sagres On-line detectava em maio desse ano que o município mantinha 109 contratos quando havia um concurso prestes a completar 02 dois anos de homologação. Como pessoas desempregadas vão recorrer aos meios jurídicos para reivindicar o que conquistaram com tanto suor? Por que há municípios convocando aprovados em concurso, mesmo durante a pandemia, enquanto em São José dos Ramos não temos ao menos um cronograma de convocação?
Não estamos aqui usando tal espaço para fins de politicagem, tão pouco para tentar prejudicar alguém, mas para fazer um desabafo: Queremos trabalhar!