A Justiça Eleitoral da 10ª zona realizou na noite de ontem (16) a solenidade de diplomação dos 15 vereadores eleitos em Guarabira, dos suplentes de vereador, do vice-prefeito Raimundo Macêdo (MDB) e da prefeita Léa Toscano (União Brasil). O ato foi realizado no auditório Dom Marcelo e presidido pela juíza Andressa Torquato.
Como ambiente lotado por familiares e convidados dos diplomados, autoridades se revezaram da tribuna, a exemplo da própria magistrada, Andressa Torquato, que presidiu o pleito na 10ª zona, a promotora eleitoral Paula Amorim, o presidente da Subseção da OAB-Guarabira, Alberto Evaristo, o comandante do 4º BPM, coronel Sinval Silva, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e o presidente da Câmara, Raimundo Macêdo (MDB), que falou em nome do parlamento e que no mesma solenidade foi diplomado vice-prefeito da cidade.
Os que usaram a palavra destacaram a necessidade de se desarmar os palanques e unir forças para trabalhar pelo progresso de Guarabira. A deputada Camila lembrou que sua mãe, Léa Toscano, foi a primeira prefeita eleita da história da cidade e retorna ao pode depois de 20 anos. Camila também reconheceu o trabalho desenvolvido por duas mulheres na condução do pleito, o que mostra a capacidade da mulher em qualquer cargo que exerça e mostra que a mulher tem todas as condições de ser protagonista na sociedade.
O vereador Renato Meireles, o mais votado no pleito, falou em nome dos demais parlamentares, destacou o papel do vereador, o respeito às leis e à Constituição e disse que se manterá firme na fiscalização dos atos do executivo e que fará uma oposição respeitosa, sem revanchismos.
A prefeita diplomada, Léa Toscano, agradeceu aos que fazem a Justiça Eleitoral por terem garantido uma eleição limpa e tranquila, assegurando o direito livre e independente da vontade popular, que foi expressado nas urnas. Léa mencionou o seu esposo, o saudoso Zenóbio Toscano, a quem chamou de professor e amor da vida toda, que continua presente em todos os momentos.
Léa disse que fará uma gestão voltada para os mais necessitados, uma gestão humanizada, que cuide das pessoas como elas merecem e ofereceu o diploma ao povo de Guarabira e especialmente às pessoas idosas, citando ter sido tratada com preconceito na campanha em razão de sua idade.
Unidade
Com todos os vereadores eleitos presentes, os 10 integrantes da futura bancada governista fizeram uma foto juntos da prefeita Léa, do vice Raimundo e da deputada Camila, demonstrando a unidade do grupo, já olhando para a próxima eleição, que ocorrerá em primeiro de janeiro de 2025, quando será escolhida a Mesa Diretora da Câmara, sepultando possibilidade de divisão.
Na base governista, já foi anunciado que o vereador Júnior Ferreira será candidato a presidente para o primeiro biênio (2025/2026) e o vereador Wilsinho será candidato para presidir a casa no segundo biênio (2027/2028).
Ausência
A ausência sentida foi a do atual prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo (PSDB), que nem compareceu à solenidade de diplomação e nem mandou representante. Marcus ficará no cargo até o dia 31 de dezembro, quando passará o comando da gestão para Léa Toscano. Se aguarda a presença do prefeito na sessão solene de posse para a transmissão do cargo.
Portal25hora