O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) condenou o candidato a prefeito de Guarabira, Raniery Paulino (Republicanos), a exibir direito de resposta da coligação Vontade do Povo em suas redes sociais.
De acordo com a Justiça Eleitoral, Raniery publicou em suas redes sociais informações inverídicas contra o candidato a vice-prefeito, Raimundo Macedo (MDB), que compõe a chapa da candidata a prefeita Léa Toscano (União Brasil).
A juíza da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andressa Torquato Silva, já havia determinado a retirada do material publicado e concedido o direito de resposta, mas o candidato recorreu da decisão.
A publicação de Raniery fazia referência a um áudio de Raimundo Macedo, gravado em 2020, durante o período da pandemia, mencionando uma conversa legítima entre ele e o tesoureiro municipal. O caso foi arquivado pelo Ministério Público, que comprovou a regularidade da conversa.
Durante sustentação oral no TRE, a coordenadora jurídica da Coligação Vontade do Povo, Nathali Rolim, destacou: “Lamentavelmente, esse caso, que já havia sido arquivado, foi ressuscitado durante as eleições de 2024, numa tentativa de criar a falsa impressão de que se trata de um episódio recente”.