O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), se reúne nesta quinta-feira (9), em Brasília, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). No encontro que contará com a participação dos demais governadores do Nordeste, a reforma da Previdência será mais uma vez tema principal das discussões. O pedido da audiência foi feito pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chaga (PSD).
Dentro do assunto, a compensação previdenciária aos estados é vista como ponto consensual entre os governadores. O acerto de contas entre o governo federal e os estados é para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repasse valores retidos com mais celeridade. Esses valores são referentes à contribuição de trabalhadores que se aposentaram no regime estadual, recebendo aposentadoria do Estado, mas contribuíram durante um período de suas vidas no regime federal, quando ainda não eram servidores.
Os governadores também pretendem tratar do cumprimento das regras sobre o Sistema Único de Segurança Pública e sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública, que prever a ampliação de penitenciárias federais em todos os estados, o controle das fronteiras internacionais, o combate ao tráfico de armas e ao comércio ilegal de explosivos também foram considerados urgentes e têm impacto real.
A agenda de João Azevêdo, em Brasília, ainda está reservada para um encontro dos governadores com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.